Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

A riqueza do blogues de Catequese

img

RobertoA riqueza do blogues de Catequese

E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16, 15)

No início de 2009 eu estava pesquisando na internet assuntos relacionados à quaresma daquele ano; no meio desta pesquisa, acabei conhecendo dois blogs: Semeando Catequese, da Catequista Sheila e Catequese Caminhando, das catequistas Clécia e Sandra. Fiquei maravilhado com o trabalho destas catequistas. Estes blogs foram minha fonte de inspiração e a partir daquele momento percebi que eu também poderia fazer mais pela catequese. Poderia levar a Boa Nova para além de uma sala de Catequese, para além da minha comunidade.

Até aquele momento, eu vivia uma catequese mais “conservadora”, ou seja, não me abria para novidades. E comecei a perceber o quão errado eu estava. A juventude e as crianças estão em constante dinamismo; então, a Catequese também deve acompanhar as novas tendências.
Qual é a principal ferramenta utilizada por jovens e crianças (e também adultos) hoje em dia? A internet, é claro! Então, este é o caminho para a catequese do século 21! No momento que me dei conta disso, comecei a me aproximar mais dos meus catequizados, através do blog e também das Redes Sociais.

Quando criei o meu blog, foi com o objetivo de compartilhar um pouco da minha experiência pastoral, da vivência que eu tinha na caminhada da Catequese. Com o passar do tempo, comecei a ver que ele poderia ser um canal fantástico de evangelização e formação. E esta passou a ser minha meta.

Um exemplo disso é a seção “BIBLIOTECA VIRTUAL”, disponível no blog. É um espaço onde diversos materiais estão à disposição, separados por assuntos, que poderão ser complementos para estudos e formações.

Gostaria também de deixar um alerta: A Internet, sobretudo o blog, devem ser utilizados como uma forma de complementar a catequese, e não substitui-la. De nada adianta nós apenas sermos catequistas conectados na web, se não tivermos vivência pastoral e missionária.

Também gostaria de citar um fato marcante: Uma das coisas mais legais que aconteceram desde que iniciei o meu blog, foi o surgimento do grupo Catequistas Unidos. Este grupo reúne diversos blogs voltados para a Catequese. Através dos catequistas unidos, foi possível fazer vários amigos e trocar experiências e auxílios. Tenho muito orgulho e muita alegria de fazer parte desta união. Quem quiser conhecer os blogs que fazem parte deste grupo, acessem o banner de divulgação na página inicial do meu blog.

O Blog, além de ser um trabalho extremamente gratificante, me permite ser instrumento da palavra; quando eu disse “sim” a vocação de ser catequista, me comprometi em ser fiel com o projeto de Deus. E creio que esta é a minha Missão: estar a serviço da Catequese na minha comunidade e nas ondas da web!

 

PAZ & BEM!!!
Roberto Garcia
Catequista de 1ª Eucaristia desde 1997 na Comunidade Santa Rita de Cássia, pertencente à Paróquia Rede de Comunidades São José, em Gravataí/RS.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *