Leitura bíblica: Rm 12,5

A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez a Nova e Eterna aliança no seu sangue. A palavra “Igreja” significa assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo. Os apóstolos reuniam a comunidade cristã para ouvirem a Palavra de Deus, orar e celebrar a Eucaristia.
A Igreja é comparada a um corpo cuja cabeça é Jesus Cristo e os membros somos nós. Assim, como cuidamos do nosso corpo, precisamos também cuidar da Igreja: rezando por ela; participando da Liturgia e dos sacramentos e colaborando com suas necessidades.
O que podemos fazer de bom pela igreja realiza-se nos seus mandamentos que são:

1º – PARTICIPAR DA MISSA AOS DOMINGOS E DIAS SANTOS DE GUARDA.
Quem ama a Jesus participado banquete eucarístico – a Missa – sempre nos dias de preceito, aos domingos, e também nos seguintes dias de guarda:
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: 25 de dezembro;
Solenidade da Santa Mãe de Deus: 1º de janeiro;
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, em data variável, sempre, porém, numa quinta-feira;
Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria: 8 de dezembro.

2º CONFESSAR-SE, AO MENOS, UMA VEZ A CADA ANO.
Um católico consciente sabe que é capaz de errar e precisa do perdão que Deus dá através do Sacramento da Reconciliação e Penitência, por isso procura confessar-se várias vezes. Mas há alguns que se descuidam. A estes, a Igreja lembra o dever de confessar-se, ao menos, uma vez a cada ano.

3º COMUNGAR AO MENOS PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.
A melhor maneira de celebrar a Páscoa da Ressurreição é comungando, recebendo Jesus Ressuscitado. Desde que esteja bem preparado, o cristão comunga sempre que participa da Missa.

4º JEJUAR A NÃO COMER CARNE QUANDO A IGREJA MANDA.
Na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira santa meditamos mais sobre a Paixão de Jesus. A Igreja pede, então, que o fiel faça jejum e abstenha-se de comer carne nestes dias.

5º AJUDAR NAS NECESSIDADES DA IGREJA.
O cristão deve ajudar a Igreja de acordo com suas possibilidades. Essa ajuda material pode ser feita colaborando financeiramente com o dízimo, ou dando do seu tempo nos vários serviços e atividades da comunidade.
Quando praticamos, por amor à igreja, os Mandamentos que ela nos dá, vivemos melhor nosso compromisso do Batismo e nossa fé se fortalece.
Através dos mandamentos da Igreja, colocamos em prática os mandamentos da Lei de Deus.

Atividade

1. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de modo a completar as frases:

a) Participar da santa Missa…
b) Confessar-se…
c) Comungar…
d) Jejuar e não comer carne…
e) Ajudar nas necessidades da Igreja…

( ) …de acordo com as suas possibilidades.
( ) …pelo menos na Páscoa.
( ) …aos domingos e dias santos de guarda.
( ) …ao menos uma vez por ano.
( ) … quando a Igreja manda.

Gesto concreto:

Procure observar em sua comunidade como as pessoas procuram ajudar a Igreja. Escreva o que você observou. Se quiser, procure entrevistar algum cristão bem comprometido.

Elaborado por: Matriz Nossa Senhora Auxiliadora

Showing 7 comments

Leave a Comment