Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

A Bíblia e a Catequese

img

Cresce, na prática da catequese e na formação de catequistas, o valor da Bíblia como fonte iluminadora na vida dos cristãos. O documento Catequese Renovada afirma: “Recordamos que o uso dos manuais não deve substituir a leitura da Bíblia, livro por excelência da catequese” (CR 154). “A catequese há de haurir sempre seu conteúdo na fonte na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura, porque a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito inviolável da palavra de Deus, confiada à Igreja” (CT 27).

A BÍBLIA

A Bíblia é um conjunto de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Deus se revela de muitas formas, mas, sobretudo, pela natureza, pelos fatos e através da Palavra. Afirmamos que a Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus. O Salmo 118 reza: “Tua Palavra é um facho que ilumina meus passos e uma luz em meu caminho”. Timóteo afirma: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

BÍBLIA, FONTE DA CATEQUESE

A catequese busca o conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus. Esta Palavra é lida, meditada, compreendida e vivida no dia a dia. A Bíblia na catequese tem como objetivo” formar a comunidade de fé, alimentar a identidade cristã, abrir caminho para o seguimento de Jesus, fortalecer a prática da justiça, da solidariedade e formar evangelizadores”. É missão da catequese despertar para o gosto de ouvir o que diz a Palavra. Ela é Palavra exigente, mas também fonte de alegria, de oração, de confiança e de estímulo para a fé.

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

A leitura orante da Bíblia alimenta nas pessoas a escuta atenta à Palavra e o diálogo com o Pai. “O Senhor deu-me a língua de um discípulo para que saiba reconfortar pela Palavra quem está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo” (Is 50,4-5). Na leitura orante, os catequizandos encontram orientação para a vida: serenidade e força para responderem ao chamado de Deus, impulso para se dedicarem ao seguimento de Jesus Cristo e discernirem em maior profundidade o sentido da vida. Ao redor da Bíblia os catequizandos aprofundam o espírito eclesial, alimentam a fraterna cooperação, são impulsionados para a prática da caridade, da justiça e despertados para o seguimento de Jesus Cristo.

EDUCAR PARA A PALAVRA

É tarefa da catequese educar para o valor da Palavra de Deus na vida. O primeiro passo é a motivação para a aquisição da Bíblia. Os catequizandos, sejam ‘adultos ou adolescentes, devem aprender a se familiarizar com a Bíblia: textos, livros, capítulos, linguagem, métodos de leitura. Isso não somente para conhecer a Bíblia, mas para iniciar na leitura, na meditação, na vivência e no compromisso que a Palavra traz para cada pessoa, para a comunidade cristã e para a Igreja.

É bom lembrar que a catequese é responsável pela formação bíblica dos catequizandos e das comunidades cristãs. A comissão nacional que orienta a catequese se chama” Comissão Bíblico-Catequética”. Daí brota o compromisso de valorizar a Palavra de Deus na catequese.

Dom Juventino Kestering

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *