A Fé – proposta de encontro

1 359
Seção: Atividades, Pré-Catequese Autor: Comentários: 0

Compartilhe

A FÉ CRISTÃ - FÉ: nossa resposta a Deus 

Muitos dizem que não tem mais fé; que perderam a fé. Outros tem uma fé muito infantil. Uma fé misturada com crendices, sentimentalismo. E os jovens vivem a crise na fé... 

O QUE É A FÉ? 

Somos pessoas. Acreditamos nas pessoas, nas suas qualidades, na capacidade de desenvolvimento. Como pessoas estamos diante de um mundo, participando de uma história. Mas, tanto o homem, como este mundo, não estão aí por acaso. Tudo é fruto de um plano de Deus. Somos conhecidos, amados e pensados por Deus. 

Se estamos existindo é porque temos uma missão e uma finalidade: transformar o mundo, torná-lo cristão, para que reconheça e ame seu Criador e viva na justiça, na fraternidade com os irmãos. Por isso ter fé é acreditar num Deus vivo, presente; num Deus que está conosco, que nos acompanha no decorrer da história, que caminha conosco. É acreditar num Deus que se faz um em nós; que se torna conhecido através da pessoa de Jesus Cristo. 

Pois Jesus Cristo nos revela o Pai: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 8). E nos mostra o plano do Pai a nosso respeito: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10). Ele nos mostra o caminho da salvação: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6). A estas iniciativas de Deus, de nos chamar à existência, de nos mostrar o seu grande amor enviando o seu próprio filho para nos salvar, de ser tudo para nós, precisamos dar uma resposta: uma resposta de fé. 

E essa resposta é pessoal. Também não existe fé que não seja demosntrada através da própria vida. A fé é uma busca. Aprofundamos a fé através da catequese, leitura bíblica, celebrações, dos grpos de jovens, dos grupos de reflexão e das comunidades eclesiais de base. Mas sobretudo, a fé é graça divina. Precisamos pedir a Deus o dom da fé. Devemos ter fé em todos os momentos: de luta, de obscuridade, de provação, de alegria, de crescimento, de bem-estar. Não existe fé desligada da vida. 

A fé é um compromisso de justiça, de fraternidade, de verdade, de comunidade, de luta pelos oprimidos, pelos “sem-voz e sem-vez”, pelos sem-terra, sem lugar para morar. 


1. ILUMINAÇÃO BÍBLICA 

Tg 2, 14 -26: a fé e as obras 

Mt 9, 18-34: a fé salva e faz ver 

1Cor 2, 5: a fé em Deus 


2. PARA ESTUDAR EM GRUPO 

Ler a carta de Tiago 2, 14-26 e responder a estas duas perguntas: 

1 . Por que a fé sem obras é morta? 

2 . Como posso manisfestar a fé na nossa comunidade? 


3. APRENDA PARA A VIDA 

1 . Tem fé aquele que em nome de Jesus, ajuda a construir a comunidade e é capaz de se despojar de si para ajudar o irmão. 

2 . A fé é um compromisso porque não pode ser desligada da vida, da realidade. 


4. ATIVIDADES 

a. O catequista motiva o grupo para um momento de oração. 

b. Como você cultiva sua fé? 

c. Atividade para os pais: Leia Tg 2, 14-26 e responda: Por que a fé precisa ser acompanhada de obras?

Redação

O site e a revista digital Sou Catequista é um projeto da agência Minha Paróquia para a formação e interatividade entre os catequistas do Brasil e países de língua portuguesa. Saiba mais: http://soucatequista.com.br/quem-somos

Veja a lista de artigos publicados por Redação

Queremos saber a sua opinião! Deixe aqui o seu comentário: