13/11/2013

Roteiros de Catequese

O Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma com vigência de 2012 a 2016 nos trás muitas orientações, ensinamentos e normas de ajuda catequética, tudo para simplificar, descomplicar e melhorar o nosso trabalho na messe do Pai. 

O Plano Diocesano tem a sua importância e responsabilidade, principalmente, na unidade e comunhão das ações pastorais. Ninguém pode fazer do seu jeito, conforme a sua cabeça ou segundo a sua vontade, isso quebra o princípio da unidade, que é uma das balizas do cristianismo. Por isso, neste texto vamos tratar de uma das questões mais cruciais da evangelização catequética: o Roteiro da Catequese.

Nosso Plano de Pastoral tem dois números que falam dos Roteiros, que são os números 196 e 197. O número 196, diz assim: “A Diocese oferece os roteiros de Catequese de Eucaristia e da Crisma, por ela elaborados, a fim de criar comunhão e unidade. Por isso, sejam os mesmos utilizados em todas as comunidades pelos seus respectivos catequizandos, podendo os mesmos buscar outros subsídios para enriquecer os encontros e ajudar no aprofundamento dos referidos temas”.

E o tema continua no número 197, que diz: “Os Catequistas não devem, por conta própria, substituir os roteiros oferecidos pela Diocese, por materiais de outras dioceses ou substituí-los pela utilização apenas da Bíblia, ou ainda, simplesmente decidir-se a não usar os Roteiros da nossa Diocese”.

As orientações da nossa Diocese sobre os Roteiros nos ajudam a caminhar juntos na direção do Reino. Mas, é também de responsabilidade dos Catequistas de sempre cobrar melhorias, atualizações e inculturações dos nossos roteiros. A Palavra do Senhor a cada dia é nova pelo movimento do Espírito Santo, ainda mais, nossos Roteiros! Se o objetivo é a comunhão de todos, temos a obrigação quando na elaboração dos roteiros termos uma equipe de crianças e jovens para dar suas sugestões? Hoje, cada vez mais, também precisamos da ajuda e opinião de artistas plásticos, desenhistas, pedagogas e psicólogos na criação dos roteiros. 

Sobre o número 196, creio que não pode haver um engessamento dos encontros. Podemos e temos o compromisso e a responsabilidade de dinamizar os encontros. Por que não fazer mensalmente uma Lectio Divina? Podemos trazer também pessoas de referência na comunidade para dar seu testemunho de vida, e olha que em nossas comunidades temos riquezas, verdadeiros testemunhos vivos! Ir a uma mata ou bosque e lá fazer um encontro no contexto da natureza. O Plano não quer que deixemos de lado o Roteiro, mas a criatividade podemos usar. 

Queridos Catequistas, vamos em frente, as coisas são feitas para nos ajudar e facilitar nossa vida. Um forte abraço a todos!

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.


Sem. Alex Sandro Serafim.
08/11/2013

O que é o Pentateuco – Lição 09


Pentateuco é uma palavra grega que significa “cinco livros”. São os cinco primeiros livros da Bíblia, isto é: Gênesis. Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os judeus chamam esta parte da Bíblia com o nome de Torá, que significa Lei.
Os livros do Pentateuco falam da formação do mundo, da humanidade e do povo escolhido por Deus. As histórias e leis aí contidas foram sendo escritas durante cinco séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições mais antigas, que vieram desde os tempos de Moisés.

As histórias sagradas mostram como e por que o Deus que se revelou, na sarça ardente, a Moisés, com o nome de Javé, é o único Deus verdadeiro. Foi Ele que tirou o povo de escravidão do Egito e o conduziu, através do deserto, até a terra de Canaã, para aí estabelecer uma comunidade que fosse livre e fraterna. Refletindo sobre esse Deus livre e que liberta, os escritores do Pentateuco descobrem que Ele é também o Deus dos patriarcas, o Deus que está presente na humanidade, e Aquele que criou tudo o que existe.

As leis que aparecem nesse primeiro conjunto da Bíblia são leis muito antigas, e muitas delas parecem estranhas para nós. Mas todas elas giram em torno de um núcleo central fora do qual elas perdem o sentido: são leis dadas por um Deus livre, que quer a vida e a liberdade do homem, tanto na sua vida pessoal como comunitária.

Jesus, que veio trazer a libertação e a vida em plenitude, não aboliu, mas aprofundou o espírito dessas leis. E Ele próprio apresentou um resumo de toda a Lei: “Tudo o que vocês desejam que os homens façam a vocês, façam vocês a eles. Pois esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7,12).

Queridos blogueiros da Catequese, a cada lição é deixado algumas perguntas para responder e refletir. São perguntas fáceis, que não precisam de pesquisa ou um aprofundamento. Assim, já o são para facilitar a nossa vida, porque sabemos que a maioria tem família, emprego ou estudam. Mas, é necessário responder e memorizar, somente desta forma aprenderemos nossa lição. Vocês podem contar comigo para responder as dúvidas mais especificas, e também,com a minha singela oração.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.

Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Para refletir e memorizar:

a)   O que significa a palavra “Pentateuco”?

b)   Como os judeus chamam os cinco primeiros livros da Bíblia?

c)    O que encontramos nos cinco primeiros livros da Bíblia?

d)   Ler e comentar Gn 22, 1-19; Ex 23, 1-9.



02/11/2013

Como se divide o Primeiro Testamento? – Lição 09

Como se divide o Primeiro Testamento?

Lição 09



Em nosso curso parece que vamos dando voltas, estamos sempre trazendo à tona questões que já passamos.  Mas, quando se trata sobre as Escrituras as coisas são dinânicas e vivas. Por isso, vamos examinar com mais detalhes a divisão do Primeiro Testamento.

O Primeiro Mandamento é uma biblioteca de 46 livros, onde encontramos as experiências, individuais e coletivas, do povo de Israel com Deus. Esses livros formam quatro grandes blocos ou tipos de escritos: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos e sapienciais e os livros proféticos.

O Pentateuco compreende os cinco primeiros livros da Bíblia. Aí temos a criação do mundo e do homem, a formação do povo de Israel, sua libertação e condução através do deserto para uma terra, e as normas básicas que devem reger uma sociedade justa e fraterna. O Pentateuco é chamado pelo judeus de Torá.

Os livros históricos mostram os diversos momentos da vida do povo de Israel na terra prometida e no exílio: suas grandezas e lutas e as consequencias práticas de sua fidelidade ou infidelidade ao Deus da Aliança.

Os livros poéticos e sapienciais apresentam a reflexão de Israel a partir das experiências concretas da vida. Tais livros tratam dos problemas que surgem na vida de cada um e que exigem um discernimento, para que se possa encontrar sentido e realização na vida.

Os livros proféticos são uma crítica profunda do presente, para abrir caminhos para o futuro. Antes do exílio, os profetas criticam as estruturas políticas, econômicas, sociais e religiosas injustas e opressoras, exigindo mudanças radicais para que se instaure uma sociedade segundo a justiça e o direito. Após o exílio da Babilônia, eles são anunciadores de consolação e esperança no Senhor, para que o povo de Israel possa reconstruir sua história conforme o projeto da Aliança com Deus.

Amigos Catequistas, ao longo do curso vamos solidificando nossos conhecimentos e melhorando sempre mais no estudo e na oração com a Palavra de Deus. Exorto-vos que continueis em frente em nosso curso.

Encontramo-nos na Eucaristia a na oração.
Org. sem. Alex Sandro Serafim.



Para refletir e memorizar seus estudos:


a)      Quantos livros tem o Primeiro Testamento?
b)      Como se divide o Primeiro Testamento?
c)      Procure na Bíblia onde começam e terminam as diversas partes do PT.
d)      Ler Ecl 3,1-8. A que parte do PT pertence este livro?


02/11/2013

O que é o Primeiro Testamento[1]

O que é o Primeiro Testamento[1]


Lição 08

A Bíblia cristã tem duas grandes partes: o Primeiro e o Segundo Testamento. A mesma palavra grega significa tanto aliançacomo testamento. Poderíamos, então, dizer: Primeira e Segunda Aliança. O Primeiro Testamento é uma coleção de livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Primeiro Testamento é a história de um povo. Narra como ele surgiu, como viveu escravo no Egito, como possuiu uma terra, como foi governado, quais as relações que teve com outras nações, como estabeleceu as suas leis, a sua religião. Apresenta seus costumes, sua cultura, seus conflitos, derrotas e esperanças.


Mas essa parte da Bíblia é, antes de tudo, a história desse povo em aliança com Deus. Nada do que se conta no Primeiro Testamento a respeito de Israel está desligado do seu relacionamento com Javé[2], o nome com que Deus se revelou. O Primeiro Testamento conta como esse povo se comportou em relação à Javé. Mostra qual o projeto que Deus quis realizar no meio da humanidade através desse povo. Israel foi um povo escolhido, diferente, justamente porque estava encarregado de realizar esse plano de Deus. Esse projeto aparece bem claro nesses livros: considerar só Deus como Absoluto, para que as relações entre as pessoas possam ser fraternas e ter como centro a vida e a liberdade.


Vendo como Israel foi fiel ou não a esse plano e como Deus agiu no meio dele, poderemos nos aproximar com mais compreensão da outra parte da Bíblia, chamada Segundo Testamento.


Catequistas, estamos caminhando no curso panorâmico da Bíblia. Vão estudando, refletindo, rezando e aplicando a Palavra de Deus. Continuem firme! E não se esqueçam de ir montando sua apostila bíblica.


Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.

Org. sem. Alex Sandro Serafim



Para refletir:

A)   Como se chamam as duas grandes partes da Bíblia?

B)   O que significa testamento?

C)   O que encontramos no Primeiro Testamento?

D)  Ler e comentar Ex 20,1-17.




[1] Atualização do Antigo Testamento.
[2] Javé é a tradução do latim JHVH, que na grafia original hebraica é o tetragrama sagrado YHVH, o nome sagrado impronunciável pelos judeus. Por causa disto os biblistas sérios não pronunciam o nome Javé quando leem as Escrituras, no lugar usam “Senhor”.