Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Desafio de Agosto/2017

Na última edição da revista Sou Catequista, a Editora Ave-Maria, brindou a leitora  Pâmela Christina com um exemplar exclusivo do livro “Minidicionário da Iniciação à Vida Cristã”.

Entendendo a importância da formação para catequistas e catequizandos, a Ave-Maria nos enviou mais um livro para sorteio. Para recebê-lo em sua casa, você precisará responder à questão-chave do desafio:

BIBLIODRAMA  PASTORAL                         
Esse é um método expressivo e experiencial que torna possível, em um grupo, “visualizar” um texto bíblico, tornando presentes suas personagens e permitindo capturá-las de fora ou experimentar por dentro suas emoções, sentimentos, sua força e suas motivações. É uma ótima ferramenta para comunicar o texto bíblico às crianças.

Então responda:
Por que é importante colocar em prática a experiência de fé da Catequese no dia a dia? 

A resposta deve ser enviada em forma de comentário NESTE POST, lembrando que os textos publicados em nossa página oficial no Facebook serão considerados inválidos. Reforçamos: use seu conhecimento e criatividade à vontade, mas não se esqueça de ser objetivo. Nossa equipe analisará cada resposta e escolherá um (a) vencedor (a).

O resultado será divulgado no dia 12 de setembro em nosso site e redes sociais. Boa sorte! 🙂

SOBRE O LIVRO
“BIBLIODRAMA – PASTORAL NA CATEQUESE”
“Este livro é uma ferramenta útil para os catequistas, com vistas a facilitar o encontro entre o texto bíblico e as vidas individuais das crianças, dando a estas a oportunidade não só de descobrir, de maneira nova e envolvente, o texto mais conhecido no mundo, mas, também, de se espelharem nas diferentes histórias, reconhecendo-se parte das experiências narradas e descobrindo significados úteis para a busca do sentido e da identidade. A Palavra, contada e vivenciada com outras crianças, pode se tornar uma fonte de inspiração para todos.” –  Giovanni Brichetti, Iniciador do Bibliodrama Pastoral na Itália.

5 Comentários
  1. O CIC nos diz “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã”. É importante fazer a catequese em meu dia a dia, com meus colegas de trabalho, em minha família, etc. Porque a catequese não esta somente em momentos de encontros com uma turma e horarios em específico temos que assumir esse papel no mundo, buscando sempre o anuncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  2. Eu acredito que colocar em prática a experiência de fé é ser autentico ao que se acredita, vivendo isso na catequese é reafirmar vivamente a minha fé e me conduzir a pedagogia de ser Cristão.

  3. É de suma importância pois a fé que alimenta um coração cheio de Deus, só podemos falar daquilo que já experimentamos por isso é necessário esse experiência maior com Deus que só pode ser alcançada através da fé e esta não deve ser temporária e sim continua, os catequistas são reflexos para os catequisandos por isso devem sempre estar cheios do Espírito Santo!

  4. *Por que é importante colocar em prática a experiência de fé da Catequese no dia a dia?*
    Teoria e prática caminham juntos, assim como a Fé e a Vida. O catequista é uma das referências para os catequizandos e por isso, a vivência do que se prega são fundamentais no processo de evangelização. E já que os catequistas exercem esse papel, acrescento ainda, como o próprio Jesus disse, que não podemos ser como “sepulcros caiados, belos por fora, mas cheios de podridão” (Mt 23, 27). Como catequistas, temos que exalar o bom perfume de Cristo para todos!!

  5. P: Por que é importante colocar em prática a experiência de fé da Catequese no dia a dia? 
    R: Aquele que pratica a fé, vive a experiência constante do encontro com o Senhor. Uma vez que tomamos consciência de que somos olhados amorosamente por Jesus Cristo, não há mais espaço para um estilo de vida que não seja pautado pela confiança plena, pela certeza de que Deus é por nós.
    Então podemos dizer que a fé é como WI-FI. O wi-fi é invisível, não podemos ver, nem tocar, nem sentir, mas ele nos conecta com as pessoas que mais precisamos falar. A prática da fé também é assim como o wi-fi, é invisível, não podemos ver nem tocar, mas é através da fé que nos conectamos com a pessoa mais importante de nossas vidas, Deus!
    Ninguém nasce com uma fé grande. Pelo contrário, você cresce na fé a partir do momento que você a exercita diariamente, que você a busca. E cada fase da fé marca nossa vida de um jeito. A fé é vida e em toda vida existem fases de crescimento. Assim, baseando nos Evangelhos, temos alguns exemplos de como viver a fé: Hemorróisa; Jairo e sua filha; Centurião e seu servo; Marta e Maria.
    No dia a dia podemos viver nossa fé através dos sacramentos, missa, ler a Bíblia, o catecismo, o youcat, livros da igreja.
    A fé sem obras é morta. Devemos ter uma vivência individual, comunitária e apostólica.
    E por fim e muito importante, a ORAÇÃO, o meio mais eficaz para alimentar e crescer a fé. Porque é Deus falando conosco diretamente.
    Assim temos que: a fé é vida, pois nos faz buscar diariamente ser uma pessoa nova em Cristo.
    Viver a fé é sintonizar a vontade de Deus em nossas vidas, desde as coisas mais pequeninas.
    Andar com fé eu vou, porque a fé NUNCA falha!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *