Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Desenho animado na Catequese: “A Lenda do Espantalho”

Desenho animado na Catequese: “A Lenda do Espantalho”

Edward Neves M. B. Guimarães, Teólogo e membro da equipe de Catequese do Regional Leste 2, compartilhou a ideia de aproveitar uma lenda antiga, que foi transformada em desenho animado, em uma bela fonte de Catequese. Ele compartilhou a sua ideia na revista online “Catequese Hoje”, da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II, da CNBB. E nós gostamos tanto da ideia que a compartilhamos também aqui, para que mais catequistas possam aproveitá-la nos seus encontros de Catequese.

Vejam o desenho animado e depois leiam a reflexão que o Edward faz sobre essa lenda:

Reflexão de Edward Neves M. B. Guimarães

Outro dia em conversa com um amigo, este perguntou se eu já tinha assistido ao curta “A lenda do espantalho”. Diante de minha negativa, insistiu para que eu o procurasse na internet, que valeria a pena e me deixaria maravilhado. Por admiração e respeito a tal amigo, na primeira oportunidade, resolvi atender sua sugestão. De fato, imediatamente percebi que ele tinha razão. Tinha diante dos olhos autêntica obra de arte: criação humana que provoca reflexão e desejo de transformação.

CLIQUE AQUI para abrir a Reflexão sobre a Lenda do Espantalho

Como usar essa lenda em um encontro de Catequese:

Se houver a possibilidade, depois do acolhimento e oração inicial do encontro, deixe que os catequizandos assistam ao desenho animado. Caso não seja possível apresentar o desenho animado no encontro de Catequese, é possível trocar pela leitura do texto da Lenda, ou mesmo dramatizá-la com os adolescentes. Depois, pergunte sobre quais as mensagens que essa lenda transmite. Será a partir das conclusões dos catequizandos que se deverá apresentar a eles a reflexão sobre a Lenda, ligando aos textos bíblicos. Certamente será um encontro muito produtivo.

CLIQUE AQUI para abrir o texto “A Lenda do Espantalho”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *