Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Dinâmica: “Círculos do bem-vindo”

img

Postamos aqui uma dinâmica de acolhimento dos catequizandos, mas que também pode ser usada em outros momentos, como retiros, encontro com os pais e mães, encontros de catequistas.

A dinâmica foi adaptada do livro “Dinâmicas de Integração – Para formar grupos vencedores”, de Ney Wendell, publicado pela Editora Vozes.

Dinâmica: “Círculos do bem-vindo”

A turma é dividida em grupos de 3 participantes. Dá-se uma letra para cada participante com a divisão em A, B, C e D.

Os participantes A, B e C se dão as mãos, formando um círculo e o participante D fica no meio e se apresenta dizendo o próprio nome.

A proposta é que A, B e C falem frases de boas-vindas para D. Devem ser frases que valorizam a presença daquele colega e que o façam se sentir bem com as mensagens e sorrisos. Quando você der um sinal, os participantes D devem trocar de grupo com outro grupo, entrando no meio do outro. No momento em que chegar no outro grupo, A, B e C desse grupo também darão as boas-vindas para D.

Essa dinâmica deverá continuar até que D, depois de passar por todos os outros grupos, retorne ao círculo inicial. Então D dará as mãos para A e B, quem irá para o centro será aquele que tiver a letra C. Então a mesma dinâmica se repete com C, até que ele volte ao grupo inicial. Aí, será o B que tomará o lugar no centro e A, C e D darão as mãos e darão as boas vindas ao B, que também deverá passar por todos os grupos. A mesma dinâmica será feita para o A, de forma que todos sejam acolhidos por todos.

No final, você pergunta a eles como se sentiram sendo recebidos dessa forma.

Via: Blog da Catequese

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *