Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Dinâmica Comprimidos da Fé – Metáfora para Reflexão

Dinâmica Comprimidos da Fé – Metáfora para Reflexão

“A catequese é uma das principais partes do ritual de iniciação cristã onde as crianças e jovens terão um contato mais profundo com o evangelho e essa primeira impressão é que ficará registrada e influenciará diretamente sua vida religiosa. As brincadeiras de catequese promovem a integração e o relacionamento interpessoal.” (Luis Alves)

As dinâmicas de catequese podem ser utilizadas com muitos objetivos, seja a apresentação de novos participantes ou no início das aulas do catecismo, seja para integrar, quebrar o gelo, ou como é o caso desta brincadeira o objetivo é apresentar uma metáfora para que os participantes reflitam sobre a fé, sobre a importância da vida religiosa, de se entregar, participar, viver o evangelho na prática e não apenas na teoria.

Material: 1 jarra com água, 3 copos e 3 comprimidos efervescentes, daqueles que vem dentro de um envelope, pode ser sonrisal ou algum semelhante, o importante é que venha em uma embalagem.

Numero de participantes: Como se trata de uma atividade de catequese para reflexão não importa o número de participantes desde que todos possam ver a atividade e ouvir o coordenador.

Tempo estimado: 20 minutos

Como fazer: O coordenador deve reunir os participantes e providenciar uma mesa sobre a qual colocará os copos e os comprimidos efervescentes, é importante que todos consigam ver a mesa, os copos e os comprimidos. Como é uma atividade reflexiva o coordenador pode iniciar lendo um trecho da bíblia ou alguma mensagem religiosa que fale sobre a fé, sobre viver a religiosidade como um verdadeiro cristão.

Feita a introdução o coordenador iniciará a demonstração, segue abaixo um texto demonstrativo, cada um pode fazer da maneira que achar mais conveniente.

Coordenador: Vejam todos, sobre essa mesa temos 1 jarra com água, 3 copos e 3 comprimidos efervescentes, prestem muita atenção pois vou utilizar uma linguagem metafórica para passar a vocês uma mensagem sobre fé e experiência religiosa.

O coordenador pega a jarra e coloca água nos 3 copos, não precisa encher. Logo em seguida pega os 3 comprimidos efervescentes e deixa eles de lado pois serão utilizados a seguir.

Coordenador: Agora peço que todos prestem atenção.

Pega o primeiro comprimido com embalagem fechada e coloca do lado do copo.

Pega o segundo comprimido com embalagem fechada e coloca dentro do segundo copo com água.

Por ultimo pega o terceiro comprimido efervescente, retira da embalagem e o coloca dentro da água o qual começará a efervescer soltando as tradicionais bolhas.

Coordenador: Após essa demonstração eu gostaria vocês fizessem uma reflexão sobre o que foi feito aqui e me expliquem com suas palavras o que puderam observar, o que entenderam, qual a relação dessa cena com a fé, com a vida religiosa.

O coordenador deve incentivar que todos participem e dêem sua opinião, seu ponto de vista sabendo contornar brincadeiras que eventualmente surgirão, não as evitando totalmente, mas trazendo o foco dos participantes para o objetivo da atividade proposta na catequese.

Conclusão: Após ouvir as respostas dos participantes o coordenador deverá concluir a atividade explicando o simbolismo, a mensagem que essa metáfora quis passar a todos.

O primeiro copo com o efervescente do lado de fora e dentro da embalagem representa aquela pessoa que não aceita a religião, que não participa de nenhum tipo de atividade, ela fica fora de tudo, deixa Deus de fora de sua vida.

O segundo copo com o efervescente ainda na embalagem e dentro da água representa aquela pessoa que tem uma vida religiosa, que aceita Deus, participa das atividades, no entanto é uma pessoa fechada as verdades da fé, que não se deixa tocar pelo espírito santo e se entrega de corpo e alma a viver o evangelho.

O terceiro copo representa aquela pessoa que se entrega, que participa da vida religiosa, se abre e se entrega de coração aberto a Deus, a seus desígnios e está pronta para ouvir sua palavra e experimentar e vivenciar o que realmente é a fé, essa é uma pessoa de fé, um cristão completo.

No final o coordenador pede que todos reflitam sobre isso, em qual exemplo sua vida se enquadra e o que pode ser feito para se tornar uma pessoa de fé, um cristão completo. Pode ser realizada uma série de atividades lúdicas, desenhos, um teatrinho onde cada participante vai representar a jarra, os copos, os comprimidos, onde cada um pode vivenciar e experimentar a realidade contida em cada copo, passando um a um até chegar naquele que irá efervescer, que irá se misturar com a água que simboliza Deus e se tornar um com ela. Também pode ser proposta uma redação.

Por: Ivan Bottion

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *