Dinâmica: Eu e a Quaresma

0 4855
Seção: Dinâmicas Autor: Comentários: 4

Compartilhe

desertoObjetivos:
Levantamento de expectativas individuais, compromisso com si próprio, percepção de si, autoconhecimento, sensibilização, reflexão, automotivação, absorção teórica.
Número de participantes: Indiferente.
Recursos: Envelope, papel sulfite, caneta.
Tempo: 20 min.

Instruções:
A dinâmica deve ser realizada no início da Quaresma. Na ocasião, fazer a leitura do texto “O que significa a palavra “Quaresma” e, em seguida, conceder de 5 a 10 minutos para silêncio interior (reflexão / interiorização).

Individualmente, cada participante escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo(a).

Dentre os assuntos da carta, deverá abordar: como se sente no momento, o que espera do período da Quaresma, como espera estar pessoal e espiritualmente daqui a 46 dias.

Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa).

O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 46 dias aproximadamente, remete ao participante (via correio ou malote).

O que significa a palavra “Quaresma”?

O nome Quaresma vem da contração da palavra latina quadragésima, referente ao quarentésimo dia que encerrava esse período. O número quarenta tem um simbolismo próprio na tradição bíblica e, resumidamente, evoca um grande período de tempo. A duração de quarenta dias rememora os “quarenta anos” de peregrinação dos hebreus no deserto após sua saída do Egito.A palavra evoca também os “quarenta dias” de jejum passados no deserto por Jesus, entre o seu batismo e o começo de sua vida pública. E a métrica simbólica do quarenta marca o calendário católico, seus dias santos e de tabela os feriados do ano civil. Os domingos não fazem parte da Quaresma e não são contados. Na prática, a Quaresma não dura quarenta dias e estende-se sobre quarenta e seis.
(Fonte: Guia de Curiosidades Católicas, VOZES)

Da Redação

O site e a revista digital Sou Catequista é um projeto da agência Minha Paróquia para a formação e interatividade entre os catequistas do Brasil e países de língua portuguesa. Saiba mais: http://soucatequista.com.br/quem-somos

Veja a lista de artigos publicados por Da Redação

Queremos saber a sua opinião! Deixe aqui o seu comentário:

  • maria marly

    adorei o que vc postou mais acho que isso n foi uma maneira legal de trabalha com seu s catequisandos