Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Documentos sobre a Catequese da Igreja no Brasil

Documentos sobre a Catequese da Igreja no Brasil

A partir do Concilio Vaticano II e da Conferência Latino Americana de Medellin, a catequese no Brasil recebe um grande impulso, e inúmeros são os documentos produzidos tanto pela CNBB, quanto pelos Regionais, Dioceses e Arquidioceses.

Um dos principais documentos publicados que deu novo rosto à Catequese no Brasil foi o Documento “CATEQUESE RENOVADA – Orientações e conteúdo” (26) – CNBB – 1983.

Com este documento a catequese assumiu alguns eixos centrais: a Bíblia como texto principal; o método Ver – Julgar – Agir; os momentos celebrativos; o princípio de interação fé e vida; o valor e a importância da caminhada da comunidade de fé como ambiente e conteúdo de educação da fé. (cf. Diretório Nacional da Catequese n.12).

Nesse mesmo ano, 1983, é formado o GRECAT – Grupo Nacional de Reflexão Catequética, que vai aprofundar os temas da Catequese renovada e produzir muitos outros documentos que vão abrindo novos caminhos para uma catequese mais enraizada na vida.

Como a relação dos documentos sobre a Catequese no Brasil é grande, neste primeiro momento vamos apenas apresentar esses documentos de forma sucinta, para posteriormente falarmos sobre cada um deles.

Relação de Documentos sobre a Catequese no Brasil:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC) – CNBB
O Catecismo apresenta com fidelidade e de modo orgânico o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do Povo de Deus. TEXTOS E MANUAIS DE CATEQUESE: orientações sobre sua elaboração, análise e avaliação – Estudos CNBB  53 – 1987

PRIMEIRA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – Estudos CNBB 55 – 1987

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS: critérios pastorais – Estudos CNBB 59 – 1990

ORIENTAÇÕES PARA A CATEQUESE DE CRISMA – Estudos CNBB  61 – 1991

CATEQUESE PARA UM MUNDO EM MUDANÇA – Estudos CNBB 73 – 1994

O HOJE DE DEUS EM NOSSO CHÃO – Estudos CNBB 78 – 1998

COM ADULTOS, CATEQUESE ADULTA – Estudos CNBB 80 – 2001

ITINERÁRIO DA FÉ NA ‘INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS’ – Estudos CNBB 82 – 2001

SEGUNDA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – Estudos CNBB 84 – 2002

CRESCER NA LEITURA DA BÍBLIA – Estudos da CNBB 86 – 2003

LER A BÍBLIA COM A IGREJA: comentário didático popular à Constituição dogmática DEI VERBUM – Projeto Nacional de Evangelização ” Queremos ver Jesus…” – 2004OUVIR E PROCLAMAR A PALAVRA: SEGUIR JESUS NO CAMINHO – a catequese sob a inspiração da Dei Verbum – Estudo CNBB 91 – 2006

DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE – Documento 84 da CNBB – 2006.
Este é um Documento muito importante, pois trata da natureza e finalidade da catequese, traça critérios de ação catequética, orienta, coordena e estimula a atividade catequética nas diversas regiões. Ele
pretende delinear uma catequese litúrgica, bíblica, vivencial, profundamente
ligada à mística evangélico-missionária, mais participativa e comunitária”(cf. na
Introdução do DNC).

CATEQUISTAS PARA A CATEQUESE COM ADULTOS – processo formativo – Estudo CNBB 94 – 2007

MINISTÉRIO DO CATEQUISTA – Estudo CNBB 95 – 2007

SOU CATÓLICO – Vivo a minha Fé – Subsídio nº 2 da CNBB

CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO – Texto Base – Ano Catequético Nacional – 2008.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTà– Um processo de inspiração Catecumenal  – Estudo 97 da CNBB – 2009 – Este estudo é um desdobramento do Diretório Nacional de Catequese e do Documento de Aparecida.

TERCEIRA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE – “Iniciação à vida cristã” – Comissão Episcopal pastoral para a animação Bíblico-Catequética – CNBB – 2009

YOUCATCatecismo Jovem da Igreja Católica – Paulus – 2012
O Catecismo Jovem aborda, em linguagem juvenil, toda a fé católica tal como apresentada no CIC, sem, no entanto, ambicionar a totalidade oferecida por este. Ele traz também, comentários que pretendem dar aos jovens um auxílio suplementar na compreensão e no significado existencial das questões tratadas. Além disso, oferece outros elementos complementares como imagens, definições sintéticas, citações da Sagrada Escritura, etc.

COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA – CNBB – 2012
O Compêndio é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir, uma espécie de Vade-mécum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, em uma visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO“Iniciação à Vida Cristã – um Processo de Inspiração Catecumenal” – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética – 2014
O Itinerário Catequético apresenta orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do nosso território nacional, oferece orientações que possam iluminar a Pastoral Bíblico-Catequética, indica orientações que possibilitem a concretização de uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã e, por fim, é “um processo de inspiração catecumenal”, recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeiro processo de educação da fé nos nossos tempos de mudança de época.

DOCAT – Como agir? – CNBB / Paulus – 2016
Transformar a sociedade com a força do Evangelho de fato sempre foi um desafio para os cristãos ao longo da história, sobretudo aos jovens, que não raras vezes estão submersos em uma cultura e valores contrários à nossa fé. Por isso, chegou para nós o DOCAT, que seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, é uma ferramenta de formação inspirada e pensada para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. Com uma linguagem dialógica com perguntas e respostas, o DOCAT é uma adaptação atraente e ilustrativa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, é um pequeno manual dos Ensinamentos Sociais da Igreja: “DO” vem do verbo “fazer” enquanto o “CAT” vem de “Catecismo”.

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – Itinerário para formar Discípulos Missionários – Documento 107 da CNBB – 2017
Esse é o documento que foi aprovado pelos Bispos do Brasil, reunidos na 55ª Assembleia Geral da CNBB, que refletiram sobre o tema central das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 a 2019). Uma das prioridades dessas Diretrizes é a Igreja como casa da iniciação cristã, o que levou a urgente questão da iniciação cristã na Igreja ser discutido como tema central nessa 55ª Assembleia. Como fruto dessa Assembleia, o documento que foi aprovado sobre a “Iniciação à Vida Cristã” agora já está publicado e buscará inspirar a Igreja no Brasil a repensar uma nova forma de fazer a catequese mais integrada com a liturgia.

_____________________________________________________________________

A partir de 2007, a CNBB publicou os Cadernos da coleção “Catequese à Luz do Diretório Nacional de Catequese”, uma publicação em linguagem popular dos temas do Diretório, elaborados pelo GRECAT – Grupo de Reflexão Catequética. Essa coleção conta com 7 cadernos:

  1. “Como ler o Diretório Nacional de Catequese” (2007);
  2. Catequese: um Ministério Eclesial” (2008);
  3. Celebrar e Crescer na fé – Catequese e Liturgia” (2008);
  4. “Um Caminho para formar Discípulos – Missionários – Iniciação à Vida Cristã” (2010), que é uma versão simplificada do Estudo 97 da CNBB intitulado “Iniciação à vida Cristã”;
  5. “A Palavra de Deus na História” (2011);
  6. “Palavra de Deus, fonte de catequese” (2014);
  7. “Catequese Evangelizadora”, o último a ser publicado, em 2014.

Por Editora Vozes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *