Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Encontro de Catequese de Crisma: Mandamentos

img

Confira a dinâmica que a catequista Cris Menezes aplicou com a turma de Crisma.

Sabia que o encontro que eu tinha mais dificuldade de planejar era “Aliança entre Deus e o povo”? Eu achava complicado falar sobre isso. Hoje tento retirar do tema uma palavra e transformar em um símbolo que eu posso facilmente levar para o encontro. É como tornar concreto o tema. E é daí que surge o lúdico da minha catequese! Descobrir a essência de cada encontro e traduzir isso em imagem para o catequizando poder ver: dos olhos, a mensagem chega ao coração.

Ambientação

Para ambientar a sala, foi utilizado dois bambolês (porque parecem uma aliança gigante). Ficou assim:

Os 10 mandamentos foram colados em uma tábua (daquelas comprada em lojas de festas) .  Na imagem foi utilizado a parte de trás de uma mini prateleira porque formavam dois blocos, como um livro aberto.

Planejamento: Método ver-julgar-Agir

O encontro foi planejado utilizando o método ver-julgar-agir.

Ver
“Eu vi a aflição do meu povo que está sofrendo no Egito.” CF Êxodo 3, 7-10
Escreva no papel: Por que as pessoas sofrem?

Peça para que partilhem sobre esta pergunta e que  depois escreveram em um papel uma palavra que faz as pessoas sofrerem. Após cole os papéis fora da aliança.

Julgar
Êxodo 20, 1-4
Mateus 22, 37

Depois da partilha da Palavra de Deus, fale sobre a aliança que Deus fez com Moisés ao entregar os dez mandamentos. Deus fez uma aliança de amor com o povo que andava errante, que caía, que pecava, brigava entre si… (Alguma coincidência com nós, povo de Deus contemporâneo?) Deus queria caminhar com o povo de Israel.

Questione sobre o que significa usar a aliança de casamento. Fidelidade, união e compromisso, não é mesmo? Da aliança de casamento, é mais fácil para eles compreenderem o que quer dizer Deus fazer uma aliança com o povo.

É bom falar de mandamentos como:

-pistas para felicidade: Os mandamentos são caminhos que nos farão felizes. Não quer dizer que não teremos mais problemas, não é isso. Seremos felizes porque Deus caminha ao nosso lado, nos fortalece, enche nosso coração de amor para sermos capazes de amar e perdoar os outros.

– sinais que indicam o caminho: Já planejei muitos encontros comparando os mandamentos com sinais de trânsito que nos indicam qual caminho seguir, que direciona nosso caminhar. Nós andamos sozinhos, sem direção. Os dez mandamentos orientam nosso caminho.

Em resumo:

Os três primeiros mandamentos referem-se ao nosso relacionamento com Deus e os outros, ao nosso relacionamento com os outros. Uma cruz nos mostra essas duas realidade: os braços da cruz: é o encontro com o outro. A parte de cima da cruz: nos conecta com Deus. E no meio desses dois encontros, precisamos também encontrar com nós mesmos e cuidar de nós.

Os dez mandamentos se resumem em dois: amar a Deus e a amar ao próximo como Deus nos ama. É uma medida generosa de amor. Então, foque seu planejamento no amor de Deus, de um Deus que quer caminhar com a gente.

Agir
Questione: Qual o novo olhar a partir deste encontro? Quais as mudanças que precisamos fazer na nossa vida? Quais as pequenas ações para viver os mandamentos?

Volte para as frases do inicio do encontro. Transformamos essas palavras que nos fazem sofrer, e muitas vezes nos afastam de Deus, em ações que podem nos transformar em pessoas melhores e contagiar as pessoas que convivem com a gente:

Por exemplo:
Raiva- Ter mais paciência
Rancor- Saber perdoar
Angústia- Ter esperança

Celebrar
Pergunte: Qual nossa resposta a Deus? Queremos fazer esta aliança com Deus também? Vamos dizer sim a Deus?

Oração final

Por Catequizando Feliz

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *