Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Encontro de catequese – Primeira eucaristia

img

Objetivo da Atividade 

Esta atividade é própria para quem está na catequese para a Primeira Eucaristia ou Comunhão. O catequista deve instruir o seu grupo sobre o Sacramento da Eucaristia. O catequista irá mostrar, que com a Eucaristia nós estamos unidos a Cristo e a Igreja.

Material, iremos precisar de:

  • 1 cartolina de preferência branca
  • 1 rolo de fita adesiva transparente (durex)
  • 1 tubo de cola
  • 1 rolo de barbante branco
  • 1 tinta ou anelina amarela (opcional)
  • 1 furador de papel
  • 1 uma figura do rosto de Cristo
  • 1 foto 3×4 (opcional) de cada participante do grupo
  • 1 Canetinha ou giz de cera vermelha

Obs: Todos podem trabalhar na confecção, pois o trabalho manual também ajuda alguns que aprendem desta maneira. Isto vai depender a realidade de cada grupo de catequese.

Com esta atividade será mostrado a união entre a Igreja, que somos nós  e com Cristo, que também é a Igreja, pois somos o Corpo Místico de Cristo. Você também pode dizer que será feito um ostensório vivo.

A atividade em si é muito simples, e precisa ser acompanhada de ensino catequético. Vamos montar o ostensório vivo:

1º PASSO

Com a cartolina, será feito representações de partículas da hóstia, será feito uma MAIOR e outras MENORES. Com um auxílio de um prato ou algo que tenha uma boa forma circular desenhe um circulo MAIOR, algo em torno de uns 20 cm de diâmetro.

Feito isto, recorte as representações das hóstias menores, com mais ou menos 5 cm de diâmetro, estas representações menores será cortada na quantidade de integrantes do grupo de catequese, incluindo você catequista. Com a canetinha vermelha ou giz de cera, pinte a borda de cada circunferência recortada, somente a borda. Ficará algo como na figura 1, supondo que seja um grupo de 8 integrantes, catequistas e catecúmenos.

 

atividades-para-catequese-primeira-eucaristia
Figura1: Partícula maior e menores

 

2º PASSO

Pegue a representação da hóstia maior, recorte um pedaço de durex 4 cm, conforme a quantidade de partículas menores, no meu caso será oito pedaços de durex de 4 cm. Você irá colar 2 cm de durex de um lado e sobre será colado do outro lado de forma que as duas partes do durex fiquem uma abaixo da outra, sendo separadas pela cartolina. você fará isso acompanhando a circunferência da cartolina, conforme a figura 2.

particula-hostia-dinamica
Figura 2: Partícula maior e durex

Faça o mesmo agora com as representações das partículas menores conforme a figura 3 que está abaixo.

particulas-menores-hostia-durex
Figura 3: Partículas menores com durex

 

3º PASSO

O durex irá servir como um aparador pois iremos amarrar o barbante em cada ponta onde foi colocado o durex. Por isso, com o furador você irá fazer um furo em cada durex colado na representação da hóstia maior.

dinamica-eucaristia-furada
Figura 4: Partículas perfuradas

 

4º PASSO

Corte pedaços de barbantes com o comprimento de 1,5 m. Se você optou por ter a tinta amarela, mergulhe na tinta amarela apenas a metade do barbante. No exemplo que estou mostrando para esta atividade será a quantidade oito pedaços. Separe e espere secar.

 

5º PASSO

Pegue a figura de Cristo, recorte o rosto também de forma circular. Esta figura será colada na representação maior da hóstia. Se você optou por ter fotos de seus catecúmenos recorte também as fotos e cole nas representações menores. Caso contrário escreva o nome do integrantes dos grupos. Amarre uma ponta do barbante na representação maior e a outra ponta nas representações menores. Se você for colar fotos dos integrantes, não deixe alguém sem a foto. Veja na Figura 5 o resultado.

 

atividade-dinamica-primeira-eucaristia

Alterne as pontas pintadas do barbante como apresentado na figura 5. Na representação foi colocado apenas duas representações menores, mas deve-se colocar todas, até completar o círculos.

Depois que estiver pronto, todos agora em um circulo irá segurar a ponta que está representada ou pela foto ou pelo nome, seguindo o círculo.

O catequista irá explicar então, que pela Eucaristia, pela Comunhão, estamos unidos com Cristo, com ele somos um juntamente com todos os outros irmãos que comungam do mesmo Pão da Vida.

A representação depois de pronta e em formato de círculo também estará semelhante ao sol. Logo Cristo é o Sol que ilumina pela Eucaristia toda a Igreja, todos nós.

A borda vermelha é o Sangue de Cristo que comungamos também na Eucaristia e que foi derramado por toda a humanidade. As cores amarela e próprio branco do barbante simbolizam as cores da Igreja, as cores do Vaticano, onde está a sede Apostólica e todas as outras dioceses e paróquias devem estar unidas a ela. Que todos sejam um, é o pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo (S. Jo 17, 21)

Por Marcelo – Catequista

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *