Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

EVANGELIZAR – Tema de um encontro

EVANGELIZAR – Tema de um encontro

Esse é um tema que pode ser usado em muitos tipos de formação. Ele é inerente à formação de sacerdotes e diáconos, mas também à formação de catequistas e agentes de pastoral. Da mesma forma, é adequado à catequese de jovens e adultos, seja na preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Penitência, Eucaristia ou Crisma), como na preparação ao Matrimônio, pois é missão primordial de todo cristão dar testemunho de Jesus Cristo, por toda a sua vida. E isso é evangelizar!

Por isso, a historinha que colocamos aqui é um instrumento perfeito para ilustrar esse tema. Ela poderá ser apresentada para reflexão:

* Nos encontros de catequistas para mostrar como um catequista deve agir com seus catequizandos;
* Nos encontros com os pais para mostrar como eles devem educar seus filhos na fé;
* Na catequese de crisma para mostrar aos catequizandos como viver a missão;
* Nos encontros de noivos e na catequese de pais e padrinhos que se preparam para batizar crianças, para mostrar qual é o compromisso que assumem.

Use e abuse dessa história, ela é uma história real, mas lembre-se de ler primeiro, reler, refletir, meditar e fazer um bom exame de consciência antes e, se necessário, transformar a própria vida, para não ser questionado/a ou acusado de falar uma coisa e fazer outra.

______________________________________________________

Francisco – Bom PastorPadre Jorge Bergoglio e o cordeiro rejeitado

Um amigo do Papa Francisco, que o conhece de perto há mais de 40 anos, pois é jesuíta, narra ter presenciado um pequeno fato da vida do Papa quando este era superior e provincial no Colégio Máximo, na Argentina.

Para a manutenção dos seminaristas que ali moravam, havia uma chácara e um pequeno sítio, onde se convivia com porcos, vacas e ovelhas.

Um certo dia, Pe. Jorge Bergoglio estava ajudando uma ovelha a parir e o amigo ofereceu-lhe ajuda. A ovelha tinha rejeitado um cordeirinho dos três que nasceram. Bergoglio refletiu um pouco, e improvisadamente pegou o cordeirinho e o entregou ao seminarista que estava ali com eles dizendo: “Cuida dele!”. O seminarista perguntou, assustado: “E como se faz isso?”. “Vá à enfermaria, esquenta um pouco de leite e dá-lhe com a mamadeira”.

Por cinco meses esse estudante manteve o cordeirinho em seu quarto, e acabou impregnado do cheiro do bichinho. A ovelhinha o seguia por toda a casa, inclusive na igreja e nas salas de aula.

Num dia, notando a atrapalhação do seminarista, Pe. Bergoglio lhe disse: “Fiz com que passasses por uma prova. Tu aprendeste isso: se tu cuidas dela, a ovelha te segue. Faz sempre assim”.

___________________________________________________

Muitos, mas muitos catequistas e agentes de pastoral mesmo, se perguntam porque a evangelização e a catequese (de todas as etapas) não dá bons e tantos frutos quanto deveria. Pois essa história nos dá a resposta: “…se tu cuidas dela (das criaturas que te foram confiadas), a ovelha te segue”. Assim, se cuidamos daqueles que nos são confiados, na nossa ação pastoral, essas pessoas vão seguir nossos passos… isto é, vão nos seguir em tudo que fazemos e não apenas no que falamos.

Abaixo colocamos o texto da história em PDF, para que vocês possam baixar em seus computadores e imprimir:

Padre Jorge Bergoglio e o cordeiro rejeitado

Via Universo Vozes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *