Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Identificação de sentimentos

Identificação de sentimentos

Objetivo: Conhecer o próprio sentimento

Material – Cartazes feitos em papel tamanho sulfite A4. Podem ser recortes montados de revistas ou desenhados ou tirados de computador, porém sempre desenhos que sugiram posturas comporta- mentais variáveis envolvendo sentimentos de amor, de ódio, de pressa, de nervosismo, de alegria, de equilíbrio, de humor, de desequilíbrio, de medo, de paz, etc. O número de cartazes deve exceder pelo menos em metade o número de participantes. Por exemplo, se houver trinta participantes, deverá haver no mínimo quarenta e cinco cartazes. Cada participante, além de escolher o próprio cartaz, poderá repetir a escolha.

Objetivo – Propiciar condições para que o participante possa conhecer o próprio sentimento vivenciado nesse contexto geográfico e histórico.

Solicitação – O animador esparrama no chão todos os cartazes e pede a cada participante que escolha um (ou mais cartazes) que mais identifique com o seu sentimento atual: – Escolha o cartaz que melhor se identifique com o que você está sentindo agora. Cada um, por sua vez, mostra o cartaz que escolheu e justifica sua escolha. O animador pode incentivar cada participante a falar, tomando sempre o cuidado de não constranger o participante que deve se sentir à vontade para expor livremente o que desejar.

Fechamento – A partir da fala de cada representante, trabalhar o envolvimento emocional da situação presente, comentando o que achar oportuno e adequado. Esclarecendo sempre a importância da acolhida de cada pessoa no grupo, procurando assim uma harmonia desejável e o respeito ao sentimento do outro. Para trabalho de Evangelização Deus o fez único ninguém é igual a você. Aceite-se como é e otimize suas ações. Ame-se e evolua para o bem.

Retirado do site Catequisar.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *