Jesus chama os Apóstolos

0 297
Seção: Atividades, Pré-Catequese Autor: Comentários: 0

Compartilhe



A amizade é um bem que não tem preço. A história de uma amizade começa sempre de um encontro. Um gesto de atenção, um esforço de estar sempre junto dos amigos podem ser os primeiros passo de um longo caminho a percorrerem juntos.

Assim acontece com Jesus. Toda a sua vida é uma oferta contínua de amizade a todos que O encontram. Quem acolhe seu convite, descobre pouco a pouco nos seus gestos e nas suas palavras os sinais do verdadeiro amigo: generoso e forte, compreensivo, mas também exigente, intolerante diante de toda hipocrisia, fiel até à morte.

Jesus começou sua vida pública anunciando a Boa Nova do Reino de Deus e ensinando as verdades de Deus. E muitas pessoas começaram a segui-lo e tornaram-se seus discípulos. Dentre estes discípulos, Jesus escolheu 12 que se tornaram APÓSTOLOS. Estavam sempre juntos e aprenderam tudo o que Jesus ensinava (Mc 3,13-19).

Os 12 Apóstolos foram escolhidos para conviver com Jesus, aprender o que Ele ensinava e continuar a sua missão na Terra. Apóstolo significa ENVIADO. Sempre que Jesus chama alguém é para dar-lhe uma missão.

Os primeiros a serem chamados foram Simão e André, seu irmão. Depois Jesus foi chamando outros para seguí-lo. Um era cobrador de impostos, mas a maioria era pescador, profissão comum naquela época. Aproveitando esta situação, Jesus os convidou dizendo: "Vinde após mim e vos farei pescadores de homens" (Mc 1,17)

Foi com este grupo de Apóstolos que Jesus começou a formar a sua IGREJA. Igreja é uma palavra de origem grega que significa assembléia ou reunião. Nós nos acostumamos a chamar de "igreja" um prédio (templo), mas o prédio é apenas o lugar da reunião. A verdadeira Igreja de Jesus é feita de pedras vivas que são os cristãos (1Pd 2,4-10)

Todos nós, em todos os tempos, em qualquer idade, cultura e condição social somos chamados a nos integrar no Povo de Deus, a Igreja de Jesus. A missão divina confiada por Cristo aos Apóstolos deverá durar até o final dos tempos (Mt 28, 20)

A amizade que Jesus oferece é para todas as pessoas e Ele pede de nós uma resposta pessoal e firme.

TODA VOCAÇÃO É UM CHAMADO DE DEUS PARA A REALIZAÇÃO DE ALGUMA COISA.
VOCÊ TAMBÉM É CHAMADO A SER AMIGO DE JESUS, A FAZER PARTE DE SUA IGREJA.
QUAL SERÁ SUA RESPOSTA?

Vamos celebrar:

Catequista: Todos nós somos chamados à vida. Todos nós temos a felicidade de ser cristãos. Jesus nos convida a participarmos ativamente de sua Igreja, por isso vamos perguntar com toda sinceridade, dispostos a ouvir o que Jesus nos responder:

Todos: Senhor, o que queres que eu faça? Quero conhecer o vosso plano de amor para a minha vida. Me ensina a fazer a Vossa vontade.

Rezemos por todas as vocações, pelos sacerdotes, pelos religiosos e religiosas que ouviram o chamado de Jesus e se decidiram segui-lo mais de perto:


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da messe e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir a tua voz.

Senhor,
que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades para a missão.
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.

Senhor,
que o rebanho não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta o coração dos nossos jovens
para o ministério pastoral na tua Igreja.

Senhor da messe e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "SIM".
Amém.


Atividades:

1) Leia a Bíblia, em MT 4,18-22 e complete o texto a seguir sobre os primeiros Apóstolos escolhidos por Jesus:

Caminhando ao longo do Mar da Galiléia, viu dois irmãos: __________ (que se chama _________) e ____________, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei _________________________” Passando adiante, viu outros dois irmãos: ____________ filho de Zebedeu e seu irmão _______________ que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes.

2) Em nossas comunidades existem vários movimento e pastorais que dinamizam a ação do Evangelho. Procure no caça-palavras e depois complete nas frases abaixo, de acordo com o trabalho que fazem:



________________ prepara os catequizandos para participarem dos Sacramentos de Iniciação Cristã.

________________ prepara os jovens para receberem o Sacramento da Confirmação.

________________ prepara pais e padrinhos para assumirem o compromisso junto às crianças, jovens e adultos que serão batizados.

________________ leva os jovens a participarem ativamente de suas comunidades.

________________ chama a família cristã a viver como a família de Nazaré.

3) Escreva o nome de alguns dos Apóstolos de Jesus hoje:

Papa: ________________________________

Bispo: _______________________________

Padre: _______________________________

4) Todos somos chamados a ser apóstolos de Jesus. Então, que tal montarmos um cartaz, em grupo, aproveitando reportagens de revistas e jornais, convidando outras pessoas a participarem de nossa comunidade?

5) Pesquise o nome dos 12 Apóstolos de Jesus e escreva em seu caderno.

Redação

O site e a revista digital Sou Catequista é um projeto da agência Minha Paróquia para a formação e interatividade entre os catequistas do Brasil e países de língua portuguesa. Saiba mais: http://soucatequista.com.br/quem-somos

Veja a lista de artigos publicados por Redação

Queremos saber a sua opinião! Deixe aqui o seu comentário: