Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Memorização de versículos

img

Explique o significado do versículo.

Certifique-se de que os catequizandos entendem o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.

Ajude-os a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.

Ajude-os a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra “Nike”? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema…). Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações dos catequizandos).

Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição/encontro.

Prepare-se como catequista: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)

Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao catequizando – seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios…

Descubra o que motiva cada um a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.

Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.

Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam a guardar o que aprenderam e a tornar o verso parte de suas vidas.

Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.

Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.

Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos na catequese está na palavras

VARIAÇÕES

Jogo do Eco

O catequista diz o verso; a turma toda ecoa.
O catequista então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos – assim ao dizer o verso, somente Os catequizandos que têm a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola

Forme um círculo com os catequizandos e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do catequista, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde

Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar Os catequizandos “Acertei?”. Os catequizandos o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que Os catequizandos enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou…

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas

Desenhe com giz, uma “casa” no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso os catequizandos devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e Os catequizandos que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com os catequizandos o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Apagar letras

Escreva o versículo todo no quadro. Leia o versículo todo. Peça que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.

Via Catequizar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *