Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

O que é o Pentateuco – Lição 09

img

Pentateuco é uma palavra grega que significa “cinco livros”. São os cinco primeiros livros da Bíblia, isto é: Gênesis. Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os judeus chamam esta parte da Bíblia com o nome de Torá, que significa Lei.
Os livros do Pentateuco falam da formação do mundo, da humanidade e do povo escolhido por Deus. As histórias e leis aí contidas foram sendo escritas durante cinco séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições mais antigas, que vieram desde os tempos de Moisés.
As histórias sagradas mostram como e por que o Deus que se revelou, na sarça ardente, a Moisés, com o nome de Javé, é o único Deus verdadeiro. Foi Ele que tirou o povo de escravidão do Egito e o conduziu, através do deserto, até a terra de Canaã, para aí estabelecer uma comunidade que fosse livre e fraterna. Refletindo sobre esse Deus livre e que liberta, os escritores do Pentateuco descobrem que Ele é também o Deus dos patriarcas, o Deus que está presente na humanidade, e Aquele que criou tudo o que existe.
As leis que aparecem nesse primeiro conjunto da Bíblia são leis muito antigas, e muitas delas parecem estranhas para nós. Mas todas elas giram em torno de um núcleo central fora do qual elas perdem o sentido: são leis dadas por um Deus livre, que quer a vida e a liberdade do homem, tanto na sua vida pessoal como comunitária.
Jesus, que veio trazer a libertação e a vida em plenitude, não aboliu, mas aprofundou o espírito dessas leis. E Ele próprio apresentou um resumo de toda a Lei: “Tudo o que vocês desejam que os homens façam a vocês, façam vocês a eles. Pois esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7,12).
Queridos blogueiros da Catequese, a cada lição é deixado algumas perguntas para responder e refletir. São perguntas fáceis, que não precisam de pesquisa ou um aprofundamento. Assim, já o são para facilitar a nossa vida, porque sabemos que a maioria tem família, emprego ou estudam. Mas, é necessário responder e memorizar, somente desta forma aprenderemos nossa lição. Vocês podem contar comigo para responder as dúvidas mais especificas, e também,com a minha singela oração.
Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Org. sem. Alex Sandro Serafim.
Para refletir e memorizar:
a)   O que significa a palavra “Pentateuco”?
b)   Como os judeus chamam os cinco primeiros livros da Bíblia?
c)    O que encontramos nos cinco primeiros livros da Bíblia?
d)   Ler e comentar Gn 22, 1-19; Ex 23, 1-9.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *