Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Os fundamentos que fazem de um católico, CATÓLICO

img

Se mergulharmos neste assunto, descobriremos que para um católico ser verdadeiramente CATÓLICO, ele deve estar embasado em 4 alicerces ou fundamentos.

1.A ORAÇÃO: É a Oração que nos leva a uma intimidade profunda com o Pai e com Jesus. É o caminho mais simples e acessível que nos leva até Deus. De que maneira se pode ser CATÓLICO sem Oração? Ela é o respiro da nossa alma e do nosso espírito. Ela é tão importante em nossa vida que, certa vez, os discípulos vendo Jesus orar, pediram: “Senhor, ensina-nos a orar!” E Jesus ensinou o Pai-Nosso. Sem Oração não conseguimos viver autenticamente o ser CATÓLICO.

2.A PALAVRA DE DEUS: A Bíblia é a mais bela carta de amor de um Deus apaixonado por cada um de nós. O CATÓLICO tem que conhecê-la. Sem o conhecimento bíblico, como se pode chegar ao conhecimento de Jesus? É ela que nos transmite quem e o quê Jesus é.

3.O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: O Magistério da Igreja nos explica a Doutrina que está na Bíblia. O Papa juntamente com os Bispos e iluminados pelo Espírito Santo, revelam de maneira simples o que muitas vezes se torna incompreensível. O Catecismo e a Bíblia fazem parte dos nossos livros de cabeceira.

4.A CONFISSÃO: Também chamada Sacramento da Reconciliação dá ao católico a humilde autenticidade de ser CATÓLICO. Não é obra humana, mas divina. Foi o próprio Cristo na tarde do domingo  da Ressurreição que o instituiu: “Soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados. Aqueles a quem ops retiverdes, serão retidos”.

É o Sacramento do perdão. Da volta à Casa do Pai.

5.A EUCARISTIA: Católico sem Eucaristia não passa de um CATÓLICO anêmico e sem imunidade. Isto porque é a Eucaristia que nos dá a Força necessária para que possamos prosseguir na caminhada. Ela fortalece a alma, o espírito e o coração. Ali se encontra a Presença Real de Jesus Cristo “em seu Corpo, Alma e Divindade”. Quando recebemos a Eucaristia, Jesus percorre cada uma das nossas células, fortalecendo, purificando, curando e restaurando cada uma delas. A Eucaristia é o Centro da vida de um CATÓLICO.

Se o nosso testemunho encontra-se de acordo com estes 5 itens, podemos nos considerar verdadeiros CATÓLICOS. Se não…

6.O AMOR À MARIA: Se não tivermos Maria como Mãe, jamais poderemos ser CATÓLICOS. Do alto da Cruz, nos estertores do peso de todos os nossos pecados, Ele ainda teve forças para nos deixar sua Mãe como nossa Mãe. “Mulher, eis aí teu filho; filho, eis aí a tua Mãe”. Presente inigualável de um “homem apaixonado pelas pessoas” – no dizer do Papa Francisco.

Somos felizes porque não somos órfãos. Porém, mesmo os que são órfãos, jamais deixarão de ter Maria como Mãe, porquanto foi assim que Jesus quis.

Por Antonio Luiz Macêdo

Leia mais artigos do autor:

Colunista Catequese Católica

Em Poucas Palavras

Poesias & Trovas

Acesse também: 

Evangelização Católica

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *