O Papa Francisco nomeou no dia 23 de janeiro como novo Prelado do Opus Dei Mons. Fernando Ocáriz Braña, confirmando a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia.

Mons. Ocáriz era até agora o Vigário Auxiliar do Opus Dei.

O novo Prelado do Opus Dei, que sucedeu o recentemente falecido Dom Javier Echevarría, nasceu em Paris, no dia 27 de outubro de 1944, foi o oitavo filho de uma família espanhola exilada na França devido à Guerra Civil.

O terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá é licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Obteve o doutorado em Teologia, em 1971, na Universidade de Navarra, no mesmo ano em que foi ordenado sacerdote.

Desde 1986, o Prelado do Opus Dei foi consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Desde 2003 é consultor da Congregação para o Clero e, desde 2011, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Mons. Ocáriz foi vigário geral do Opus Dei e em 2014 foi nomeado vigário auxiliar da Prelazia.

Acompanhou Dom Javier Echevarría em suas visitas pastorais em mais de 70 países.

Nos últimos 22 anos, acompanhou o anterior Prelado, Dom Javier Echevarría, em suas visitas pastorais em mais de 70 nações.

Mons. Ocáriz indicará aos membros do conselho eletivo nos próximos dias o nome dos seus vigários e o dos outros membros dos conselhos que o ajudarão durante os próximos 8 anos.

Por ACI Digital

Leave a Comment