Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Pequena Gincana Bíblica

img

A gincana é uma atividade que parece competitiva, mas educa para assumir atitudes como: trabalhar em equipe, respeitar as diferentes idéias, partilhar tarefas e responsabilizar-se com o grupo por aquilo que foi assumido, saber perder…

Como começar? 

1. Explicar a importância da Bíblia.

2. Fazer as tarefas sugeridas. Para cada tarefa será dado um valor de 1 a 5.

3. Dividir o grupo em subgrupos de 5. Cada grupo se apresenta por sorteio.

4. A cada penalização haverá a perda de um ponto. Ex: brigas, indisciplina, desrespeito… Escolher um juiz que poderá ser a coordenação e mais uma mesa julgadora de três pessoas escolhidas pelos catequistas. Estes precisam ter nas mãos as tarefas e os grupos formados. Poderão ser pessoas da comunidade.

5. Preparar com antecedência uma premiação simples, mas que será uma surpresa.

6. Tarefas:

a) Dramatizar uma parábola sorteada. 1- (Lc 8, 4-8; Lc 10, 29-37; Lc 15, 3-7; Lc 15, 8-10; Lc 15, 11-32). 2- Ler a parábola; Personagens caracterizados com roupas trazidas de casa; 3-Tirar uma mensagem para o grupo, que pode ser em forma de palavra. Ex: solidariedade, amor, perdão, Palavra de Deus (A parábola será apresentada em 7 minutos, para cada grupo).

b) Apresentar um símbolo e a partir deste dizer: Com que podemos comparar a Bíblia? Por que? O catequista pode trazer os símbolos, que serão colocados todos juntos para a escolha do grupo. (Ex: Um mapa de uma cidade, pão, poço, pedra, mel, espelho, sementes, caixa de fósforo, terra, espelho… (Apresentar em 5 minutos).

c) Formar uma frase completa, escolhendo 5 palavras dadas e apresentá-la em um papelógrafo. Os participantes receberão as palavras em uma tarjeta: bíblia, comunicação, carta de Deus, amor, capítulos, versículos, Primeiro Testamento, Segundo Testamento, Deus, Jesus Cristo, discípulos, Evangelho, Gênesis, profeta, Pedro, Paulo, Maria, Apocalipse, vida, povo de Israel, Salmos, oração.

d) A estante da bíblia – Os catequistas preparam com os catequizandos (usando caixinhas de leite) os 73 livros da Bíblia. Em cada caixinha colocar o nome de um livro. Os catequistas preparam uma estante com quatro repartições. Serão já colocadas as divisões da bíblia: 1º Testamento: 5 livros do Pentateuco, 16 livros históricos, 7 livros sapienciais, 18 livros proféticos. 2º Testamento: Evangelhos e Atos, 14 cartas de Paulo, 7 cartas católicas, Apocalipse.

1) O grupo que organizar a estante em menos tempo, ganhará a prova. Para isto, deverá colocar na estante todos os livros da Bíblia, tendo nas mãos o desenho. Todos os livros deverão estar no chão ou em cima de uma mesa.

e) Apresentar em uma música conhecida, e criar uma letra com referência a nomes de livros bíblicos. Exemplo: Em uma música rap apresentar os livros dos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João. Outro exemplo: Com uma música sertaneja, apresentar os cinco livros do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. Esta tarefa necessita ser apresentada em 20 minutos.

É bom trabalhar de forma lúdica a aprendizagem de uma biblioteca tão complexa. Mas a mensagem bíblica precisa ser bem entendida, pois corresponde ao que temos de mais valioso da Revelação de Deus.

 

Irmã Marlene Bertoldi
Catequese Floripa

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *