Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Precisamos renovar o espaço dos encontros de catequese em nossas paróquias?

Precisamos renovar o espaço dos encontros de catequese em nossas paróquias?

Sim precisamos mudar. Na catequese há necessidade de um ambiente que nos aproxime de Deus para possibilitar encontros celebrativos, alegres e descontraídos. Promover os encontros de catequese nas salas mistagógicas, bem diferentes das salas de aula, é essencial para a nossa espiritualidade.

O catequista é a pessoa que anuncia Jesus, que coloca os catequizandos em contato com Ele para iniciarem um autêntico processo de conversão e tornarem-se discípulos.

Mas o que é a Mistagogia?

Mistagogia é o resgate da experiência de encontro pessoal com Jesus, oriunda dos primeiros séculos da Igreja e que retomamos agora, de maneira renovada para atender as urgências da Iniciação à Vida Cristã – IVC.

O catequista não precisa ser pedagogo, mas tem a missão de ser mistagogo, ou seja, deve conduzir o catequizando aos mistérios da fé. O Espírito Santo de Deus é o autor e inspirador de toda atividade catequética.

O tema mistagogia aparece em um momento de urgência de renovação da catequese e de nossas práticas evangelizadoras.

Manter em nossas paróquias salas de aula tradicionais pouco contribui com o objetivo da experiência que a catequese deve proporcionar aos catequizandos.

Veja como você pode transformar suas salas de aula em salas mistagógicas.

Por Fábia Monique do Nascimento, catequista da Paróquia Nossa Senhora da Consolata – setor Imirim- Região Episcopal Santana – Arquidiocese de São Paulo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *