Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Presente de Deus

img

Deus sabe das coisas! Para permitir ao homem e à mulher que experimentassem o amor Ele criou a família. Dentro dessa sua pequena criação seria possível que todos pudessem encontrar o afeto, o carinho, a segurança e outros milhares de sentimentos que proporcionariam a mais perfeita definição do amor.

Mas, o que fazer quando a pessoa não estivesse na companhia de sua família, como tais sentimentos seriam vividos? Eis que Deus apresenta outra perfeita criação: o amigo.

Amigo é aquele que é irmão mas não é de sangue. É mais que parente, é gente da gente. É alguém que te conhece tão bem que é capaz de se lembrar de cada um dos seus defeitos e não te deixar esquecer das virtudes. Ser amigo é mais que ser companhia ou colega. Estes são circunstanciais. Amigo não. Amigo é para todas as circunstâncias.

São várias as vezes em que a Bíblia se rende à importância da amizade, sendo inviável reproduzir aqui certa quantidade deles. Contudo vale a pena registrar alguns. O Livro dos Provérbios, em especial, traz vários trechos destacando a importância da amizade. É neste livro que encontramos passagens que afirmam que “um amigo é um irmão na adversidade” (Prov. 17, 17) e que “existem amigos mais apegados que um irmão” (Prov. 18,24), por exemplo. Amizade é algo tão importante na vida de alguém que nem o próprio Filho de Deus se negou a ter os seus amigos. Pra citar apenas uma passagem, lembram-se: “Já não vos chamo mais de servos, mas sim de amigos” (João 15, 15)?

Peço licença para partilhar o quanto sou testemunha dessa forma de amar que chamamos de amizade! Em certo momento da minha adolescência tudo o que eu queria era UM amigo. Assim, no singular mesmo. Já seria suficiente, até porque não queria explorar Deus pedindo mais amigos. Eis que o pedido se repetia a cada ano, especialmente perto do meu aniversário. Mas Deus queria mais pra mim, mesmo que eu não o explorasse ou tentasse fazer isso. Ele conhecia minha necessidade, e reservou aqueles amigos pra mim.

Foi a partir do momento que passei a participar do grupo de jovens na minha Paróquia que minha árvore de amigos resolveu dar frutos (com Deus regando não poderia ser diferente!). Alguns anos depois o Retiro de Carnaval colocou na minha vida pessoas que nunca mais saíram dela, pessoas que hoje não chamo apenas de amigo ou amiga. São compadres e comadres, tios e tias dos meus filhos (ainda que sem laços sanguíneos). E isso somente foi possível graças a um SIM.

Quem tem um amigo tem um tesouro” nos diz a Bíblia. Deus não me deu um, mas sim vários. Muitos desses são uma parte essencial da minha vida. Tão essencial que sem eles muito daquilo que chamo “vida” perde o sentido. Sim, amigos, eu não sou nada mas sem vocês eu seria muito menos. Feliz “Dia do Amigo”. Feliz 20 de julho!!!

Por Tavinho – Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Socorro (SP).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *