Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Que tal fazer um terço vivo com os catequizandos?

img

Para celebrarmos a comunidade paroquial e os pais podem ser convidados para participarem. Peça para que todos tragam um prato doce ou salgado e uma bebida para partilhar ao final do Terço.

Medite sobre os Mistérios Gozosos que compreendem: 1º Anunciação, 2º Visita de Maria a Isabel, 3º Nascimento de Jesus, 4º Apresentação do Menino Jesus no Templo, 5º Perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.

Cada meditação será encenada: Cada turminha de catequese ficará responsável em encenar um dos mistérios, mas de forma simples e breve. Os catequistas preparariam as crianças para encenarem conforme a passagem bíblica correspondente a cada mistério. Pode-se usar o data show para projetar as orações e os cantos ou utilizar folhetos.

Materiais: Colocar um grande cartaz com o terço pré-desenhado pregado no cavalete de frente para a assembleia. Preparar 50 flores de papel para serem coladas por uma criança em cada Ave-Maria rezada. E 6 flores maiores para a hora do Pai Nosso em que os catequistas ou os pais colarão no cartaz. Três cartazes com os nomes: Pai, Filho e Espírito Santo.

Antes de começar, faça uma breve explanação do motivo do encontro explicando a importância da reza do terço, bate-papo pra saber quem já reza e como reza, história do terço etc, e com o sinal da cruz (pelo sinal da santa cruz…) ou o canto Deus Trino. Em seguida inicie o terço seguido do Oferecimento.

Um catequista introduzirá uma cruz e todos rezam o Credo.

Convidar a todos a darem as mãos para rezar o primeiro Pai nosso.

Logo após, três crianças entrarão com um cartaz cada uma, escrito: PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO, representando as três ave-marias que serão rezadas por todos em louvor a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno; Mãe admirável de Deus Filho e Esposa Fidelíssima do Espírito Santo.

Glória ao Pai, ao Filho…

Ó meu Jesus, perdoai-nos…

Logo após viria a primeira encenação do primeiro mistério gozoso (A anunciação).

Após cada encenação o catequista pode fazer uma prece espontânea como intenção daquele mistério que pode ser pelas mães enfermas, desempregadas, que sofrem violência, pelas mães da comunidade, enfim, preparar 1 prece para cada mistério. Após, cantar algum refrão mariano.

Depois, rezar 1 Pai Nosso e as 10 ave-Marias onde a cada invocação um pai/criança cola a flor correspondente no cartaz.

Sequência: E assim vai acontecendo até completar o terço. Seguindo sempre a sequência: Mistério encenado, 1 prece espontânea, refrão mariano, Pai nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai, Jaculatória.

Na hora de rezar o Infinitas graças vos damos, alguém introduz a imagem de Nossa Senhora. Na hora de rezar o Salve Rainha, uma criança entra com uma coroa para coroar a imagem. Após a coroação, todos serão convidados a se consagrar cantando o canto de Consagração a Nossa Senhora.

Fechar, agradecendo a todos pela presença e partilhar o lanche no salão paroquial.

Com certeza, muitos frutos espirituais.

Por Catequese Caminhando

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *