Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Reflexão da parábola do Joio e o Trigo

Reflexão da parábola do Joio e o Trigo

Joio ou trigo? Mateus 13,24-30

Naquele tempo:
24 Jesus contou outra parábola à multidão:
‘O Reino dos Céus é como um homem
que semeou boa semente no seu campo.
25 Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo,
semeou joio no meio do trigo, e foi embora.
26 Quando o trigo cresceu
e as espigas começaram a se formar,
apareceu também o joio.
27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram:
`Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?
Donde veio entóo o joio?’
28 O dono respondeu:
`Foi algum inimigo que fez isso’.
Os empregados lhe perguntaram:
`Queres que vamos arrancar o joio?’
29 O dono respondeu:
`Não! pode acontecer que, arrancando o joio,
arranqueis também o trigo.
30 Deixai crescer um e outro até a colheita!
E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo:
arrancai primeiro o joio
e o amarrai em feixes para ser queimado!
Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”
Palavra da Salvação.

Recentemente a liturgia nos proporcionou aprofundarmos mais sobre a parábola do joio e do trigo. Nesta parábola Jesus nos apresenta um Deus capaz de semear somente as sementes boas de trigo. E que ao ser questionado sobre a sua capacidade de escolher as suas sementes Ele responde que o trigo foi Ele quem plantou e o joio por sua vez, foi algum inimigo quem o fez.

O que depender de Deus, em nossas vidas Ele irá semear somente semente de ótima qualidade, Ele só quer para nós coisas boas, mas o inimigo vai aproveitar algum momento para então semear o seu joio.

Em nossa vida sempre haverá sementes de trigo e sementes de joio, e sendo assim, como na parábola do semeador nós vamos ser corresponsáveis por algumas sementes semeadas no campo do próximo.

  • Que tipo de semente você tem semeado nos campos dos seus próximos?
  • Você sem semeado joio ou trigo?
  • Como o Padre Léo dizia, você tem deixado rastros de céu ou de inferno por onde você passa?
  • Você tem sido canal de graça na vida dos outros, ou motivo de discórdia e de tristeza?

Fazendo uma comparação com os elementos desta parábola, o trigo semeado por Deus tem a função de se tornar alimento, de se tornar pão, de fornecer vida, energia.

Já o joio, semeado pelo inimigo, se ingerido em grandes quantidades é como veneno para o ser humano, se colhido e triturado junto com o trigo, deixa um sabor amargo, tirando a qualidade do trigo.

Você tem sido alimento, fonte de vida, ou tem sido veneno, deixando um sabor amargo na vida dos outros?

Na parábola ao ser indagado pelos servos, o dono do campo diz para não arrancar o joio antes da hora, é preciso esperar o tempo da colheita. Deus quer que sejamos pacientes, os joios que o inimigo tem semeado em sua vida, na hora certa serão arrancados. A Palavra de Deus em Eclesiastes 3 nos diz que há um tempo para cada coisa debaixo do céu, tempo para plantar e tempo para colher. Tenha fé, paciência, essa situação que você está passando, que tem tirado o seu sono, vai passar.

Quando o trigo e o joio estão crescendo lado a lado no campo, é quase impossível distinguir quem é quem, enquanto estão crescendo eles são muito parecidos, só quando os frutos começam aparecer é que se consegue diferenciar o joio do trigo.

Muitas vezes, quando estamos passando por problemas, não conseguimos diferenciar o que é de Deus e o que é do inimigo, onde cometemos nossos maiores erros. Nestas situações, tomamos algumas atitudes que aparentemente é o correto de se fazer, é trigo. Mas depois que os frutos aparecem, vemos que na verdade era o joio, o inimigo se aproveita para nos oferecer mudinhas de joio, que aparentemente são trigo. Paciência!

Jesus na parábola, nos conta que se arrancarmos o joio antes da hora, corremos o risco de arrancarmos também o trigo, isso porque o joio possui suas raízes espalhadas e superficiais, enquanto o trigo tem suas raízes profundas.Ao arrancar o joio as suas raízes que estão emboladas às raízes do trigo farão com que o trigo seja arrancado também. Quando encontramos em nossas vidas o joio, ele faz de tudo para que a gente se perca, nos mostrando caminhos e ocasiões de perdição.

Além das raízes, outra diferença entre o joio e o trigo é o caule. O caule do trigo é mais fino e flexível, quando a tempestade vem, quando o vento sopra forte, o trigo se encurva e não quebra. Já o joio tem o caule mais grosso e rígido, qualquer ventinho, qualquer chuvisco ele se quebra.

A pessoa quando é trigo é humilde, ela reconhece o seu erro, ela se curva diante de Deus. O joio qualquer coisinha fica dodói, fica de mal, se quebra, rompe com Deus, desiste de tudo.

Tem momentos em nossa vida que olhamos para o campo e só vemos o joio, só temos olhos para os problemas e esquecemos os trigos, as bênçãos que Deus nos deu. Nestes momentos não podemos fechar os olhos da fé, não é que em nossa vida só há joios, é que neste momentos os trigos estão postados diante de Deus, em oração, suportando fielmente as tempestades.

Para nossa felicidade, Jesus nos garante que no dia da colheita, vão ser separados os trigos dos joios. O trigo vai ser colocado no celeiro e o joio vai ser separado em feixes e colocado no fogo.

O trigo vai ser separado no celeiro, vai ser debulhado, tirado as cascas, triturado, transformado em farinha, e depois misturado a outros ingredientes vai se transformado em massa e em seguida em pão.

O joio, não será somente ateado fogo, Deus vai utilizar de tudo aquilo que o inimigo semeou na sua vida, vai pegar todos os joios, todos os problemas, que o inimigo semeou desejando te fazer desistir, vai fazer um feixe e colocará fogo, este fogo será utilizado como combustível para transformar o seu trigo em pão. A chave da sua vitória é você aguentar firme meu irmão, aguentar os apertos que o joio vai fazer na sua vida, aguentar as raízes sufocadas, aguentar as tempestades, aguentar os ventos fortes, aguentar as calúnias, aguentar as fofocas, aguentar as intrigas, tudo isso nas mãos do Senhor será combustível para te transformar em algo muito melhor. Tenha paciência meu irmão, na hora certa Deus vai manifestar o seu braço forte em seu favor e você verá a vitória acontecer na sua vida.

Joio ou trigo?
Seja trigo na vida!
Seja semente de Deus na vida do próximo!
Seja rastro de Deus por onde você passar!
Amém!

Por Alex Ferreira
Catequista na cidade de Volta Redonda- Rio de Janeiro (RJ)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *