Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Confira os conteúdos que podem ser utilizados no Crisma!

img

O Diretório Nacional de Catequese(DNC) assim nos orienta: “A catequese aos jovens será mais proveitosa se procurar colocar em prática uma educação da fé orientada ao conjunto de problemas que afetam suas vidas. Para isso, a catequese integra a análise da situação atual, ligando-se às ciências humanas, à educação, à colaboração dos leigos e dos mesmos jovens. É urgente propor aos jovens uma catequese com itinerários novos, abertos à sensibilidade e aos problemas desta idade que são de ordem teológica, ética, histórica ou social. Em particular, é preciso uma catequese que aprofunde a experiência da participação litúrgica na comunidade, que dê importância à educação para a verdade e a liberdade segundo o Evangelho, à formação da consciência, à educação ao amor, à descoberta, à oração alegre e juvenil e ao compromisso cristão na sociedade” (DNC 181).

A catequese da crisma comunica e apresenta a mensagem cristã de Salvação anunciada por Jesus Cristo através de um conteúdo que não é para ser aprendido, como acúmulo de informações e conhecimentos, mas é para ser vivido. Os temas que “comunicam” e aprofundam a mensagem cristã estão a serviço da Vivência. Eles são os assuntos que propomos à medida que caminhamos e crescemos na vivência de comunhão, no seguimento de Jesus Cristo, tornando possível a realização do objetivo da Catequese da Crisma. Precisamos desenvolver uma caminhada de preparação à Crisma a partir da realidade dos crismandos.

Os conteúdos ou temas podem ser trabalhos em mais de um encontro. Propomos um mínimo de trinta encontros. A mensagem cristã deve ser apresentada de maneira gradual, pois também Deus se revelou e se revela de maneira progressiva e gradual. A mensagem cristã também precisa ser traduzida numa linguagem que todos entendam. É preciso saber falar a linguagem do Jovem, saber traduzir a mensagem cristã, nas linguagens das “juventudes”. Esse é um grande desafio.

A catequese é sempre um processo, ou seja, uma caminhada em que vamos aprofundando e fortalecendo a fé e a vida. Não se resolve com um curso rápido, pois ela exige mudança de vida. Educar para o amor leva tempo…

Sugestão de conteúdos:

1. Dinâmica de apresentação e entrosamento
2. Quem somos nós?
3. Amizade e grupo: eu e o outro
4. Liberdade e senso crítico
5. Quem é você? (o que pensa, sente, vive, ama, sonha….)
6. Afetividade
7. Ser família hoje
8. Sexualidade
9. O Namoro e o “ficar”
10. A Paixão na juventude
11. A difícil arte de Amar…
12. Vocação e projeto de vida
13. A vida na sociedade atual
14. Drogas e Juventude
15. O Pai de Jesus tem uma proposta, um projeto de vida
16. Jesus Cristo e sua Boa-Notícia
17. Ser Cristão não é qualquer coisa não…
18. A Bíblia, livro que relata o quanto Deus nos ama e não desiste…
19. O Espírito Santo: a ação de Jesus na vida humana
20. Igreja, comunidade continuadora da missão de Jesus
21. A missão da Igreja e a nossa missão
22. Maria, a nossa Senhora, a mulher que acreditou…
23. Espiritualidade: o sabor da vida cristã
24. Liturgia: rezar, celebrar, viver do Espírito
25. Sacramentos, sinais da graça de Deus na vida humana
26. O sacramento do Batismo
27. O Sacramento da Eucaristia e a Missa
28. O perdão é sagrado…
29. A Celebração da crisma
30. Ser cristão: fé na vida, fé no homem, fé no que virá…

Importante:

 Os encontros podem ser semanais, com grupos pequenos de crismandos, mas há outras formas de organizar o processo catequético com jovens (veremos algumas experiências nas próximas edições).

– A catequese está a serviço da vida de fé e não do dia da crisma

– Mesmo nos encontros sobre a vida e realidade do jovem, o evangelho de Jesus é momento central e critério de análise da realidade.

– Não transformar os encontros de crisma em momentos para “encher o jovem de conteúdos”. Os catequistas nos dizem: “temos que passar “tudo” porque depois eles não voltam, assim já saem sabendo tudo sobre a Igreja e Jesus”. Um grande equívoco, pois após a catequese da crisma e durante a vida toda haverá espaço para os devidos aprofundamentos da mensagem cristã. O importante é “despertar” a fome, abrir o “apetite” para a beleza de ser cristão e seguir Jesus em comunidade.

– Os conteúdos indicados precisam ser organizados em forma de encontros (ver orientações sobre o encontro catequéticonesta seção). Cada tema pode ser trabalhado em mais de um encontro. Por isso, o importante é a caminhada do grupo de crismandos, seu amadurecimento e envolvimento nas discussões, as descobertas sobre Jesus e a vida cristã.

– Prever festas, passeios, visitas, filmes etc… ligados à temática discutida nos encontros. Tudo isso também é conteúdo da catequese da crisma. O grupo de catequistas pode prever celebrações que marquem os passos dados e evidenciem a adesão do grupo ao seguimento de Jesus.

– Orientações sobre os conteúdos foram pensadas a partir dos seguintes documentos:

a) Estudos da CNBB nº 61 – Orientações para a Catequese da Crisma.

b) Documento da CNBB nº 84 – Diretório Nacional de Catequese.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *