Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Sociedade Brasileira de Catequetas completa dois anos de fundação

Aos 9 de junho de 2012, dia do então bem-aventurado José de Anchieta, em São Paulo-SP, um grupo de catequetas, acompanhado por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba-MG e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB e pelo assessor desta comissão, padre Décio José Walker, realizou a fundação da Sociedade Brasileira de Catequetas.

Essa foi uma data preenchida de sinais e símbolos, bem como um sonho alimentado há muito tempo por muitos estudiosos da catequese em nosso país. São José de Anchieta, como passa a ser chamado, tem um profundo valor histórico para a catequese no Brasil.

O arcebispo de Aparecida-SP e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância da vida e missão de São José de Anchieta, que optou por uma catequese acessível, utilizando-se da poesia, do teatro e de recursos próprios da época. “Ele é um modelo de evangelizador e missionário de todos os tempos e todas as épocas. Ensinou-nos que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser inculturado, levando em conta a cultura das pessoas ao qual se destina”.

Nessa data em que comemoramos dois anos de fundação vale lembrar o objetivo da associação na Igreja do Brasil, que tem como finalidade favorecer a convergência de pessoas qualificadas no campo da catequese e o livre intercâmbio de pesquisas e experiências que promovem o avanço nessa área pastoral. Ela está a serviço do povo de Deus, mediante a elaboração de estudos sobre aspectos específicos da missão catequética, a colaboração interdisciplinar, a resposta a solicitações e sugestões dentro de sua área, mantendo sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e organismos eclesiais afins.

Nos próximos dias 27 e 28 de agosto será realizada em São Paulo-SP mais uma Assembleia da SBCat, com o objetivo de aprofundar a temática do processo catequético da Igreja do Brasil, que deve avançar sempre mais, bem como as repercussões do III Congresso Internacional sobre Catecumenato, que será promovido pelo Instituto Católico de Paris e a Universidade Católica Silva Henriques do Chile, que refletirá sobre a iniciação cristã em mudança de época.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *