Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Sugestão 04

img

Várias formas para trabalhar um tema

O material a seguir apresenta diferentes formas de se trabalhar um mesmo tema. O objetivo é ajudar para que, na hora da elaboração de um encontro, você possa lançar mão de diferentes recursos, sem fugir do tema a ser trabalhado.

É bom ter amigos!

Objetivo: Cultivar a amizade entre as crianças, levando-as a perceber o quanto é bom vivermos unidos como irmãos, pois, afinal, foi assim que o Pai do Céu nos fez.

Cantos:
Os cantos apresentados foram colhidos de encontros paroquiais, sendo desconhecidos os seus autores. Vale lembrar o quanto são importantes os gestos e as palmas nos cantos infantis.

Tão bom! Tão bom! / Maravilhoso é / Que os irmãos vivam em união (bis) / Aperte a mão do seu irmão e dê um sorriso pra ele / Aperte a mão do seu irmão e cante esta canção.

Amigo (ou, o nome), / que bom que você veio! / Foi Jesus quem te chamou / e você escutou. / Que bom! Que bom! / Que bom que você veio! (bis)

Hoje é um dia lindo / me sinto contente! (bis) / Levanto e salto / dou meia volta e sento. / Quanto mais andarmos juntos, / amigos seremos (bis) Pois o meu amigo é o seu amigo / e o seu amigo é amigo meu. (bis)

Aperte a mão do amigo mais perto / Aperte a mão pra cantar lá, lá! (2x) Tra-la-la-lá / Dê um abraço no amigo … / Dê um sorriso pro amigo … Bata palmas com o amigo …

Passagens Bíblicas:
Encontro de Jesus com seus primeiros Apóstolos e o desejo dos novos amigos de ficar com Ele.
(Jo 1, 35-42)
O desejo de Jesus de ter as crianças perto de Si como suas amigas e como Ele as toca, abraça e abençoa.
(Mc 10,13-16)
Pedro recebendo a ajuda de Jesus para pescar e dos amigos para carregar a rede.
(Lc 5, 1-7)
Os quatro amigos que se uniram para levar um outro, que estava doente, até Jesus.
(Mc 2, 1-5)

Brincadeiras:
Quem é? Crianças em roda. Pergunta-se para a primeira: Quem está aqui e é (exemplo) magro, moreno, alegre…” Assim que a criança consegue acertar, ganha um brinde para si e outro para dar ao “amigo descoberto”. Todos têm a chance de descobrir um amigo.

Final: “Quem é que está aqui; que tem um grande amor por todos nós; que nos criou para sermos felizes; que sempre nos olha, mesmo que a gente não o pode ver?” (R: Deus!) “Vamos agradecer a Ele porque nós, agora, temos novos amigos?” Repetindo: “Meu Deus / obrigado por nossos novos amigos / Obrigado porque o Senhor é o nosso maior amigo.Amém!”