Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Teatro de Nossa Senhora do Carmo

img

Neste domingo celebramos o dia de Nossa Senhora do Carmo. A festa de Nossa Senhora do Carmo é relacionada à Ordem Carmelitana, cuja origem é bem antiga. Na Ordem Carmelitana tem-se a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido o símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador. Os discípulos de Elias, recordando aquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelita, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o Título Servas de Maria.

Confira abaixo um roteiro de teatro para aplicar na catequese:

*Luzes da frente acesa
Maria : Oi Mi !! Ah você também usa um “Negocinho” deste , comprei o meu lá no camelô

Mirlane : Maria isto não é negocinho , é o escapulário e não pode ser comprado no camelô, deve ser imposto por um sacerdote. É UM SINAL:Aprovado pela igreja há séculos; Que representa o compromisso de seguir Jesus como Maria

Maria : Ah é eu não sabia não , todo mundo usa eu também comprei.

Mirlane : EEEE Maria , você pelo jeito não veio no Tríduo esta semana né? O escapulário não é um amuleto, algo para dar sorte. Ele foi nos deixado pela própria Nossa Senhora e sua principal e mais importante de todas as graças é: Ser livre do fogo do inferno e a segunda graça isto é o privilegio sabatino é: Ser liberto do purgatório no primeiro sábado depois da morte , se para lá for. Devemos andar sempre com ele ou com a medalha, e, sobretudo, tê-lo na hora da morte.

Maria : Quem recebeu o primeiro escapulário?

Mirlane : São Simão Stock era um homem de muita oração e devoto de Nossa Senhora, imitando o exemplo dos primeiros Irmãos Carmelitas. Diz a tradição que na noite do dia 16 de julho de 1251, Simão, mergulhado na oração, dirigiu-se a Virgem Maria e pediu-lhe sua proteção. Venha Maria à igreja pedir que o Pe. João abençoe um escapulário para você, enquanto isso vou te contando como tudo aconteceu…

Saem de cena e entra

Carlos(Simão Stock) e Monges: Venham irmãos, vamos nos refugiar no Monte Carmelo. Este Monte é sagrado, foi aqui que o Profeta Elias realizou grandes prodígios. Vamos pedir que a Nossa Mãe nos sede propicia, que olhe por nosso povo e nos livre das perseguições e das guerras.

Canto: Senhora do Carmelo. Depois sai os Monges e fica somente o Simão Stock em oração
* Luzes apagadas, somente fica acesa a luz do altar

Carlos: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável.
Doce Mãe, mas sempre Virgem, Sede propicia aos carmelitas, Ó Estrela do Mar”.

* Apaga-se todas as luzes, somente as luzes e fumaças cênicas serão usadas conforme Nossa Senhora vai surgindo no Monte (junto aparece um anjo de cada lado)

* Canto Gregoriano de Maria no Monte: Aparece a Senhora do Carmo e lentamente abre os braços .

Anjos entram cantando “Quem é esta Senhora”, logo após um instante de silêncio e Nossa Senhora tira a parte da frente de sua veste (o Escapulário ) dizendo: “Recebe, meu filho muito amado, este Escapulário de tua Ordem, sinal de meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e de amor eterno”.

* Neste momento ver como esta iluminação, se ficar muito escuro, acender ou focar só o monte

* Acende luzes da frente ( só uma )
Carlos ( Simão): Recebe de Nossa Senhora o Escapulário (grande) , beija-o e sai feliz e o entrega ao Bispo ;o bispo entrega um menor para Padre e o padre para Maria das Graças (Representando as mudanças com o decorrer dos anos)

( 2 minutos da música “Benedictine Monks Of”)

* Luzes apagadas , foco ao fundo da igreja, entra anjos menores com a Coroa e o Manto

Neste momento troca-se a personagem por uma imagem de Nossa Senhora do Carmo.

* Canto: Perfeito é Quem Te criou ( quando estiver na parte “se a palavra ensinou” a coroa deve estar de frente ao monte (mostrar pra comunidade) em seguida leva até ao anjo que vai coroar.

* Foco em Nossa Senhora anjo segura a coroa no alto da cabeça e na parte “Se o Criador te coroou vai abaixando devagarzinho e coroa“.

Encerra com a comunidade: Oração de Nossa Senhora do Carmo

* Fizemos um monte de pedras(falsas) no altar e colocamos uma escada para a Virgem surgir devagarinho….

Mirlane Dominiz 
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Londrina – Pr

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *