Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Temas para a Catequese no mês de fevereiro de 2018

img
campanha-da-fraternidade-2018

FEVEREIRO é o mês dedicado ao início da Campanha da Fraternidade. Neste ano o tema será: “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.  A CF surgiu há 56 anos no Brasil. A CF 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, onde 60% da arrecadação são destinadas ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, e os outros 40% restantes compõem o FNS, que são destinados para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.

OUTROS TEMAS PARA O MÊS

APRESENTAÇÃO DO SENHOR 

A festa da Apresentação do Senhor é bem antiga, e já houve tempo em que era celebrada em 14 de fevereiro, quarenta dias após a festa da Epifania (manifestação aos magos). Também já foi considerada como festa mariana, com o nome de “Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria”. Mas, a partir das recentes reformas litúrgicas, o nome da festa foi mudado para “Apresentação do Senhor” e ela passou a ser celebrada quarenta dias depois do Natal. O novo título e data da celebração são uma indicação mais correta da natureza e do objeto dessa festa, visto que nesse dia a Igreja celebra um aspecto importante do mistério salvífico, e não simplesmente um acontecimento da infância de Jesus.

NOSSA SENHORA DE LOURDES

No dia 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio XI proclamou solenemente no Vaticano o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, concebida sem pecado original. Algo que em 1830 Nossa Senhora já tinha mostrado a Santa Catarina Labourè, quando mandou que ela cunhasse a chamada “Medalha Milagrosa”, na aparição a ela na rua De Lubac, em Paris. Em torno da medalha, santa Catarina viu em letras de ouro a expressão: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. No dia 11 de fevereiro de 1858, quatro anos depois, Nossa Senhora começou a aparecer a uma menina de 14 anos, Bernardete Soubirous. Ela estava com uma irmã e uma vizinha pegando lenha perto da gruta de Massabielle. Tinham que passar descalças por um córrego, e Bernadete, que sofria de asma não queria por o pé na água fria. Nisso ouviu um barulho nas árvores e viu uma senhora muito bonita, radiante, vestida de branco, com uma faixa azul, sorrindo para ela. Em seguida rezou o Terço com Bernadete.

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

A Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma, a segunda, em 22 de fevereiro, marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia, onde Pedro foi o primeiro bispo. Cátedra significa símbolo da autoridade e do magistério do bispo. É daí que se origina a palavra catedral, a igreja-mãe da diocese. Estabeleceu-se então, a Cátedra de São Pedro para marcar sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.

LIVROS PARA A QUARESMA

Quaresma e Páscoa em Família 2018
FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA
“Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

No material você encontra cinco roteiros sobre a Quaresma, a Páscoa e a CF 2018, orações, cantos, mais a Via-Sacra.

 

 

Quaresma e Páscoa – Como celebrar?

Quaresma e Páscoa são tempos litúrgicos que contêm o ponto central da vida cristã, o Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O povo de Deus tem grande sensibilidade em relação aos acontecimentos finais da vida terrena de Jesus. Em grande número, comparece às celebrações, quer entendê-las, gosta de participar. Aos que desejam aprofundar o conhecimento dos mistérios cristãos e participar mais ativamente das ações litúrgicas, este livro traz o sentido profundo de cada celebração, faz propostas concretas para dinamizá-la e põe em destaque seus aspectos simbólicos.

Celebrar o Ano Litúrgico – Quaresma e Semana Santa

Com base no calendário do Ano Litúrgico, esta obra apresenta aos leitores, de forma  rápida e objetiva, como preparar e celebrar a Quaresma e a Semana Santa. Afim de que todos possam conhecer mais sobre esses dois períodos de grande importância para a Igreja e vivenciá-los como verdadeiros cristãos. O livro ainda conta com sugestões litúrgico-catequéticas de grande valor para equipes de liturgia, ministros da Palavra, catequistas e todos que atuam nas celebrações desses períodos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *