Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Temas para a Catequese no mês de março de 2017

img
cruz3

MARÇO é o mês dedicado a Quaresma. Tempo de oração, penitência e caridade, ou seja, conversão espiritual. Quaresma é uma palavra que vem do latim quadragésima,  ela representa o período de  quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no Domingo de Páscoa. Este período é importante para que nós possamos nos recolher para buscar ainda mais o Reino de Deus. Também é um momento propício para perdoar e buscar a reconciliação fraterna.

OUTROS TEMAS PARA O MÊS

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

A CF 2017  tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.

DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO

É sempre comemorado no primeira sexta-feira do mês de março, em mais de 170 países. O objetivo é que cristãos do mundo inteiro possam afirmar a própria fé e compartilhar suas experiências. Santa Ângela de Foligno ensinava: “Nossas orações devem ser clamores interiores, violentos, potentes, repetidos que arrancam à força as graças das entranhas do Pai Celeste”. Além disto orar não é apenas pedir, invocar auxílio, é contemplar. 

SÃO JOSÉ

Dia 19 de março é celebrada a festa de São José. Simbolo da verdadeira família, o carpinteiro foi pai verdadeiro de Jesus, não pela carne, mas pelo coração; protegeu o Menino das mãos assassinas de Herodes o Grande, e ensinou-lhe o caminho do trabalho. O Senhor não se envergonhou de ser chamado “filho do carpinteiro”. Naquela rude carpintaria de Nazaré Ele trabalhou até iniciar Sua vida pública, mostrando-nos que o trabalho é redentor.

A vida exemplar desse grande santo da Igreja é exemplo para todos nós. Num tempo de crise de autoridade paterna, na qual os pais já não conseguem “conquistar seus filhos” e fazerem-se obedecer, o exemplo do Menino Jesus submisso a seu pai torna-se urgente. Isso mostra-nos a enorme importância do pai na vida dos filhos. Se o Filho de Deus quis ter um pai, ao menos adotivo, neste mundo, o que dizer de tantos “filhos órfãos de pais vivos” que existem no Brasil? São José é o modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel.

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

No dia 25 de março é celebrado a Solenidade da Anunciação do Senhor, ou seja, quando o Anjo Gabriel foi enviado a Nazaré para anunciar à Virgem Maria que seria a Mãe de Deus, Ela respondeu : “’Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc. 1,38).

[mk_gallery title=”Atividades ” images=”78260,78261,78262,78263,78264,78266,78267,78268,78269,78270,78271″ style=”style2″ image_size=”medium” hover_scenarios=”slow_zoom”]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *