Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Termos Litúrgicos

img

ALELUIA: Palavra hebraica – Louvai o Senhor. É uma expressão de alegria que se usa principalmente na aclamação ao Evangelho: abundantemente no tempo pascal. Não se usa no tempo da quaresma.

AMÉM: Palavra hebraica que alguns traduzem por assim seja. O Apocalipse (3.14) chama Jesus de o Amém, e a II Carta aos Coríntios (1.20) afirma que é em Jesus que dizemos Amém. Santo Agostinho diz que o nosso Amém é a nossa assinatura, o nosso compromisso.

DOXOLOGIA: Fórmula de louvor que geralmente se usa em honra a Santíssima Trindade. Na liturgia recebem o nome doxologia o “Glória ao Pai…”, “Glória a Deus nas alturas” e o “Por Cristo, com Cristo em Cristo…”, no final da oração eucarística.

EPICLESE: Oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo, antes da consagração, santifique as oferendas e após a consagração.

EPÍSTOLA: Na antiguidade, comunicação escrita de qualquer tipo. O Novo Testamento contém vinte e uma epístolas ou cartas. As epístolas normalmente tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em particular, mas ao público em geral.

EXÉQUIAS: Ritos em favor dos fieis falecidos.

HOSANA: Palavra de origem hebraica que significa salva-nos! Foi proclamada pelas multidões que foram ao encontro de Jesus em sua entrada solene a Jerusalém, pra indicar sua rela dignidade messiânica (cf. Mateus 21.9). Esta palavra aparece após o prefácio, na aclamação: Santo, Santo, Santo…

KYRIE ELEISON: Expressão grega que significa Senhor, piedade, é uma invocação antiga mediante a qual os fiéis imploram a misericórdia do Senhor.

MEMENTO: Parte da oração eucarística em que se recordam os vivos e os falecidos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *