Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Uma história escrita por uma rede de Palavras

Uma história escrita por uma rede de Palavras

Esta dinâmica pode ser usada nos encontros de Catequese com adolescentes, jovens e adultos.

Objetivo: Compreender e fixar a mensagem de um texto bíblico.

Material necessário: Um texto bíblico que esteja ligado ao tema do encontro de catequese; pequenos pedaços de papel para distribuir aos participantes; uma lousa ou quadro de papel craft para escrever, de forma que todos vejam o que está escrito.

Como realizar a dinâmica:

Leia pausadamente (ou peça a um dos catequizandos para ler) o texto bíblico escolhido. Todos os catequizandos deverão acompanhar a leitura na sua própria Bíblia.

Ao final da leitura, entregue os papeizinhos aos catequizandos (um para cada um), e peça aos catequizandos para escolherem uma das palavras do texto (apenas uma) e escrever no papel que receberam, sem mostrar para os outros.

Peça a todos que fechem a bíblia e entreguem os papéis escritos, virados para baixo, para que ninguém veja.

Embaralhe bem os papéis e entregue um para cada um.

Escolha uma forma para chamar os catequizandos, um de cada vez, à frente (por exemplo, chame pela ordem alfabética do nome ou do sobrenome; ou então pela ordem inversa).

Explique a eles que cada um será chamado para escrever uma frase no quadro, usando a palavra que receberam. A frase deve ter relação com o texto bíblico que acabaram de ouvir, mas deve ser uma frase própria. E elas devem estar ligadas, formando uma história relacionada ao tema que está em questão.

Chame o primeiro catequizando e peça para escrever a primeira frase com a palavra que ele recebeu. Em seguida chame o próximo, que deve continuar a primeira frase, ou então escrever outra frase que esteja ligada à primeira e que a complemente. Recorde a eles para que leiam a história que está se formando, de modo que possam criar frase que deem sentido à história.

Continue assim, até que todos tenham escrito suas palavras.

No final, leia a história que escreveram em voz alta e peça que digam qual é a relação entre a história escrita e o texto bíblico. Complete a reflexão, se necessário, mostrando o significado do tema do encontro.

Clique aqui e confira um exemplo de como a dinâmica poderá ser realizada.

Por Universo Vozes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *