Setembro: Mês da Biblia
31/08/2021Dinâmica sobre a Bíblia: A Bíblia é um presente
10/09/2021Santos do mês
1: Santa Beatriz, exemplo de obediência e assistência aos pobres
2: Santa Doroteia, escolheu viver a castidade, a oração e o jejum
3: São Gregório Magno – Papa e Doutor da Igreja
4: Santa Rosália, levava uma vida de penitência
5: Santa Teresa de Calcutá, dedicou sua vida aos mais pobres
7: Beato Vicente de Santo Antônio, pregava a Boa Nova
8: Natividade de Nossa Senhora
9: São Pedro Claver, cuidava dos escravos
10: São Nicolau de Tolentino – eremita
11: São João Gabriel Perboyre, missionário na China
12: São Nilo, fundou um mosteiro em Grottaferrata
13: São João Crisóstomo – Doutor da Igreja
14: Exaltação da Santa Cruz – símbolo da vitória de Jesus
15: Nossa Senhora das Dores, aponta-nos para uma Nova Vida
16: Santos Cornélio e Cipriano, testemunhas de Cristo
17: São Roberto Belarmino, grande santo jesuíta
18: São José de Cupertino, enriqueceu a Igreja com sua santidade
19: São Januário foi zeloso, bondoso e sábio
20: Santo André Kim e companheiros mártires
21: São Mateus, apóstolo e evangelista
22: São Maurício e companheiros mártires
23: São Pio de Pietrelcina, alívio para os sofrimentos de seus fiéis
24: São Geraldo, primeiro mártir da Hungria
25: São Sérgio, considerado o grande educador do povo russo
26: São Cosme e São Damião, padroeiros dos farmacêuticos e médicos
27: São Vicente de Paulo, grande sacerdote
28: São Venceslau, o príncipe santo
OUTROS TEMAS PARA O MÊS
NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
O nascimento de Maria anunciou alegria e a aproximação da Salvação do mundo perdido; por isso esta festa se celebra na Igreja com grande louvor e ação de graças.
Com o seu SIM a Deus, Maria respondeu em nome de toda a humanidade a Deus e permitiu, então, que o Senhor da História entrasse na História dos homens, para salvá-los. Por isso, a Igreja presta à Virgem Santíssima o culto chamado “hiperdulia”, super veneração.
Maria nasceu para ser a Mãe do Salvador, daquele que é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Por isso, somente de Maria, como também de João Batista e Jesus Cristo, a Igreja celebra não só o nascimento para o céu, mas também o nascimento para este mundo.
EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.
Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”
SÃO MATEUS
O apóstolo morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!
SANTOS ARCANJOS
Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm.
SÃO JERÔNIMO
São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.