Os Carmelitas chegaram ao Tocantins, vindos de Brasília em 1995 mas já tendo visitado o Estado de Tocantins em 1988, data da criação do Estado.
A vinda do Frei Felisberto Caldeira, para Palmas, capital, ocorreu em 1995 quando a cidade só tinha uma paróquia . Os Carmelitas criaram na cidade a paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, vale lembrar que a primeira cidade do Norte do Tocantins, antigo Goiás, era Monte do Carmo que ainda hoje é sede de muita cultura por causa da antiga mineração aurífera.
A paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo foi criada no dia 8 de Maio de do ano 2000, o trabalho dos Carmelitas no distrito de Luzimangues começou há 5 anos atrás com assistência religiosa e posteriormente com o Centro Social Carmelitano no Povoado Móia. o povoado Móia é um resíduo de quilombolas que hoje está se desfazendo e abrange a parte sul de Luzimangues. Nossa Obra Social consiste em assistência religiosa, como começou, depois por causa da necessidade do Povo foi criado a estrutura que temos hoje para reforço escolar para adolescentes e jovens, assistência do EJA para jovens e adultos. Durante a pandemia já foram entregues quase 500 cestas básicas para alimentação não somente de Luzimangues mas nas áreas da cidade de Palmas . Temos no local 7 salas prontas esperando passar Pandemia e um possível contrato com a prefeitura para mantermos a parte assistencial .
A Província tem também uma chácara em Luzimangues para retiros espirituais e convivência familiar, temos também uma presença junto as crianças para formação humana mas isto foi dificultado pela Pandemia. Toda a força do nosso trabalho está no apoio que a prefeitura Municipal de Porto Nacional deve dar na materialidade que a província oferece. Como tudo hoje está passando por revisão nas obras sociais , assim também estamos nós esperamos melhores dias e maiores oportunidades .obrigado. frei Felisberto
Comments0