Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

14 ideias de atividades de Natal para as crianças

14 ideias de atividades de Natal para as crianças

A família é um bem precioso, e o Natal, como poucas outras datas, fortalece os laços e toca os corações. Como seria bom se pudéssemos manter esse clima e espírito por todo o ano, mas podemos aproveitar e construir hábitos que nos aproximem, como seres humanos, como famílias.

Desde cedo podemos desenvolver certas tradições e atividades com as crianças de forma que elas entendam o significado do Natal, e não somente fiquem excitadas com a possibilidade e cartinha do Papai Noel, e assim tentar adquirir alguns hábitos que possam perdurar pelo ano novo.

Uma amiga, disse-me outro dia que suas crianças sabem desde bem pequenas que Papai e Mamãe Noel são seus próprios pais, ela e o marido. “Que boa ideia”, pensei. Mesmo assim as crianças fazem suas cartinhas aos pais, e sabem que seus atos são ainda mais bem observados durante o ano.

Em minha família quando pequena, tínhamos a tradição de fazer uma caixinha a qual chamávamos Baú do Amor, relatei-a em uma história neste livro, onde colocávamos várias ideias de serviços a serem prestados a membros da família.

Mais do que tradições, estaremos ensinando valores às crianças, e construindo memórias que elas levarão consigo por toda a vida.

Pode-se começar bem antes, no começo de dezembro por exemplo, ou nos dias que antecedem a data. Veja abaixo algumas ideias de atividades para fazer com as crianças que as ajudam a entender o real significado do Natal.

1. Contar a história do bebê Jesus diretamente das escrituras

Para isso vocês podem fazer uma noite especial, com cantigas de Natal, e família reunida. Talvez até um teatrinho com as crianças vestidas como os personagens da natividade.

2. Colorir desenhos da natividade

Existem alguns sites na internet de onde você pode imprimir gratuitamente cenas do nascimento do bebê de Belém e as crianças poderão colorir.

3. Ir ao correio mais próximo e escolher uma cartinha de Natal

Em várias cidades do Brasil, os correios possuem a campanha Papai Noel nos Correios, onde várias crianças de famílias menos afortunadas enviam suas cartas, e as pessoas providenciam alguns presentes que tem mais a ver com necessidades e os corrreios se encarregam de entregar.

4. Visitar um orfanato

Vocês podem distribuir alguns presentes baratinhos para as crianças, doces, ou mesmo apenas ir visitá-las, participar de algumas brincadeiras com seus filhos. Eles verão o quão afortunados são por terem uma família.

5. Visitar um asilo

Um asilo muitas vezes pode ser um local não muito animado para as crianças pequenas, mas se planejarem uma visita aos velhinhos que muitas vezes não recebem visita alguma, pode ser gratificante.

6. Escolher uma família pobre e fazer uma surpresa

Vocês podem prestar atenção na vizinhança e escolher uma família que conheçam que precisam, e deixar por exemplo uma cesta básica na porta. Ou mesmo um vale presente para um supermercado mandado anônimo pelo correio ou deixado embaixo da porta. Existem muitos meios de ajudar os menos afortunados, e as crianças podem participar disso e aprender por exemplo.

7. Escrever cartas e fazer desenhos

As crianças podem ajudar no feitio de desenhos para avós distantes, parentes e amigos da família que moram longe, ou mesmo naqueles cartões para os familiares que moram perto. Que tal planejar uma tarde de atividades onde elas poderiam fazer alguns desenhos, para algumas pessoas, pensando em cada uma delas, individualmente. Vocês poderiam conversar sobre as necessidades de cada uma para que a criança tenha ideia do que desenhar.

8. Cantar canções natalinas

Vocês podem reunir as crianças da família, da vizinhança, ou mesmo da igreja a que frequentam e ensaiar um coral. Escolham algumas músicas, de uma a três canções que elas podem memorizar e ensaiem. Esse pequeno coral poderá ser a alegria da vizinhança passando de casa em casa, alegrando aqueles que muitas vezes passarão o Natal sozinho.

9. Exposição de Natal

Se vocês possuem várias crianças, e têm a oportunidade de juntar com outras da família, podem fazer uma exposição de Natal, dando material para as crianças fazerem pequenas colagens, artesanatos, esculturas com massa de modelar, assim eles poderão soltar a imaginação e criar à vontade.

10. Amigo secreto

As crianças também podem participar do amigo secreto. Veja no artigo 4 ideias criativas para o amigo secreto algumas dicas para fazê-lo divertido.

11. Ajudar a fazer quitutes na cozinha

As crianças se divertem, principalmente se o feitio das delícias natalinas for para um propósito, como entregar um prato com cookies para um vizinho, ou um bolo com uma mensagem para os avós. Confira algumas receitas de sobremesas que todos irão gostar. E depois elas adorarão ajudar a embalar e entregar os mesmos às pessoas.

12. Criar presentes

Elas podem escolher alguns materiais ou mesmo recicláveis para fazerem artesanatos para outras crianças, como irmãos, primos, amigos, crianças carentes, e vocês podem organizar uma tarde onde elas criarão, embalarão e prepararão os presentes para a entrega.

13. Montar a árvore de Natal

O Natal é repleto de símbolos. Neste link você pode entender o que alguns significam e assim explicar às crianças na hora de montar a árvore de Natal.

14. Montar o presépio

E finalmente, o mais importante do Natal: montar a natividade, explicando o que cada personagem significa e quem foram, e por último, colocar o bebê na manjedoura, o aniversariante e pessoa mais importante da data.

Fazendo essas atividades com as crianças ajudarão a criar memórias e a focar no significado do Natal, que é servir, doar-se uns aos outros, e comemorar o nascimento do Salvador que tornou possível todos nós estarmos aqui hoje, como família ou parte de uma.

Por Portal Família

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *