São João Batista, Precursor do Senhor
(Século I)
Celebrado em 24 de junho
“Antes de ser concebido, tu lhe atribuíste um nome profético; antes que nascesse, ficou cheio do Espírito Santo. Ainda no ventre materno, mereceu ouvir a voz da Mãe do Senhor, e estremecendo de misteriosa exultação, saudou o início da humana redenção. Ele se tornou o precursor de Cristo, que o proclamou o maior entre os nascidos de mulher.” (MA II, 1134.).
O menino
Como relata o evangelho de Lucas, Zacarias e Isabel, apesar da idade avançada, não tinham ainda perdido a esperança de ter um filho. Era para eles uma grande dor, pois a esterilidade para os hebreus era considerada uma desventura, uma maldição.
Um dia, enquanto Zacarias cumpria o seu ofício de sacerdote no templo e oferecia o sacrifício vespertino no interior do santuário, recebeu um anúncio humanamente inacreditável: em breve teria um filho. Não conseguia acreditar e pediu um sinal. O sinal foi dado: ficou mudo até o cumprimento da palavra do Senhor.
O precursor
Ciente da sua missão, quando chegou a idade conveniente, João foi viver no deserto: “usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre” (Mateus 3,4).
O mártir
Sua missão estava cumprida; Jesus de Nazaré havia iniciado sua pregação e tinha já o grupo dos apóstolos e dos discípulos, e uma grande multidão o seguia. João havia pregado para preparar um povo digno e não havia poupado nem mesmo o rei Herodes Antipas. Este, tendo tomado para si a bela Herodíades, mulher de seu irmão, ouviu João Batista dizer-lhe: “Não te é lícito viver com ela!”. Se quiserem tomar parte no banquete da redenção, também o rei e a sua corte deverão mudar de vida.
Texto adaptado da edição de junho da Revista Ave Maria. Para ler os conteúdos na íntegra, clique aqui e assine.
Comments0