Neemias, que significa “Javé conforta”, era filho de Hacalias, que trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, governador de Judá. Foi um dos líderes judaicos que regressou a Jerusalém. Por estar em contato com o rei, em uma ocasião manifestou sua tristeza pela situação em que se encontrava Jerusalém e colocou-se à disposição para reconstruí-la. Com as cartas de recomendação, Neemias foi enviado como governador e, mesmo encontrando oposição por parte de grupos, examinou as condições da cidade e propôs que se fizessem fortificações, com muros para protegê-la. Além disso, fez um pacto com as lideranças locais, colocando objeções nos casamentos com estrangeiros, mais observância dos preceitos sabáticos, pois esses haviam sido violados por comerciantes, apoio ao culto no templo, pagamento do dízimo e observância externa da lei de Moisés.
O Livro de Neemias, que possui treze capítulos, enfatiza a missão desse personagem no âmbito teológico, muito mais do que político. Trata-se da restauração moral e espiritual do povo de Israel, visando a resgatar a espiritualidade após a volta do cativeiro e dos sucessivos conflitos tribais com a perda do sentido de Deus e da distância com a fé mosaica. Suas maiores virtudes eram a humildade, a motivação, a confiança em Deus, fé, obediência, justiça, senso de organização e responsabilidade. Foram essas qualidades que no seu ministério ajudaram o povo a assumir o controle de suas vidas e de suas terras.
Neemias era um homem preocupado com a causa de Deus; era cauteloso, corajoso e seu único compromisso foi com Deus, não com os estrangeiros. Tinha claro seu papel como escolhido e enviado a transformar aquela comunidade sofrida. Sua vida de oração lhe deu sustento para seguir a vontade de Deus e não se iludir pelas ofertas de mundo e poder que o rodeavam. A própria etimologia de seu nome como consolador é prova de que sua árdua missão foi trazer o coração do povo de volta a Deus.
A história desse homem se mescla com os demais personagens bíblicos que sentem em seu caminho o grande desafio de conduzir com generosidade e mansidão o povo a Deus. Sempre estão imersos nas problemáticas mundanas e sentem o chamado divino para mudar o tempo e o espaço. Neemias, diante de sua inquietação, lançou-se na fé reconhecendo Deus como o protagonista de sua missão. Simplesmente seguia a vontade do Altíssimo com o propósito de levar mais alegria ao sofrimento do povo. É um testemunho que nos edifica, pois, se estivermos atentos aos movimentos de Deus, saberemos dar luz aos nossos projetos e faremos a diferença como construtores de paz e amor.
A certeza de que tudo colabora para a graça de Deus é jamais desistir do que Ele iniciou. Que esse olhar atento e esperançoso nos leva a professar como Neemias: “Ah, Senhor, Deus do Céu, Deus grande e temível, vós que permaneceis fiel à vossa aliança e exerceis a misericórdia para com aqueles que vos amam e observam os vossos mandamentos, que vossos ouvidos estejam atentos e vossos olhos se abram para ouvirdes a prece que eu, vosso servo, estou fazendo na vossa presença, de noite e de dia. Ah, Senhor, prestai ouvidos à oração deste vosso servo e à oração dos vossos servos que veneram o vosso nome” (Ne 1,5-6.11).
Comments0