Começou hoje, dia 26 de agosto, o 18° Fórum Institucional da Associação Beneficente São Martinho que este ano traz como tema “Direitos fundamentais da população do Rio de Janeiro. ameaças e perdas… o que fazer?”
A abertura do evento foi realizada pelo Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm, e pelo diretor da São Martinho, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm. Após a palavra inicial, houve também um momento de espiritualidade conduzidos pelos freis.
Frei Adailson começa falando que vivemos em um momento dramático da história, não só do Rio de Janeiro ou do Brasil, mas da humanidade inteira com essa situação da Pandemia. Explica que são tempo difíceis para a população mais vulnerável e que estes tempos exigem de nós um compromisso frente à luta e à defesa dos Direitos Humanos.
“Nós enquanto São Martinho queremos construir cada vez mais um espaço onde a liberdade é respeitada, a vida é respeitada, o sonho é respeitado. Nós queremos construir uma sociedade onde todos tenham vez! A São Martinho tem um trabalho que visa o conjunto da realidade da vida do outro e do lugar aonde nós habitamos.”
Ele explica que o Fórum é um espaço privilegiado, realizado anualmente, para refletir, para projetar, para discutir as realidades sociais da sociedade frente aos desafios que ela enfrenta.
“Eu acredito que o nosso Fórum é também este lugar para reconstruirmos aquilo que perdemos. Levamos décadas para construir um sistema que pudesse proporcionar aquilo que fazemos e em menos de 3 anos vimos vidas sendo ceifadas. Mais do nunca, precisamos fazer um trabalho de reconstrução, fazer um trabalho que defenda a vida.”
O Prior Provincial e também presidente da instituição reafirma o compromisso com a causa dos mais vulneráveis:
“Vamos construir esse mundo coletivamente, um mundo onde todos nós possamos, de fato, dar as mãos e construir essa nova história que está por vir do nosso Brasil, da nossa cidade, do nosso querido Rio de Janeiro. A São Martinho sempre foi uma instituição muito engajada com as causas sociais, sempre esteve a frente do seu tempo ao longo dessas quatro décadas de existência caminhando, sempre esteve a frente dessas causas e mais uma vez nós teremos que afirmar que nós queremos fazer um nova história na cidade do Rio de Janeiro, construindo coletivamente novas políticas e garantindo os direitos dos nossos beneficiários”.
Após a fala de abertura, Frei Eduardo saudou a todos e conduziu um momento de oração.
O Fórum tem programação até às 16h desta quinta-feira, 26, e continua amanhã a partir das 9h. Haverá palestras, apresentação musical e apresentação dos resultados do ano de 2020. Clique aqui e confira a programação completa.
Por conta da pandemia, o evento está sendo feito de forma online e sendo transmitido pelo canal no Youtube, TV São Martinho.
Acesse agora e participe conosco!
Comments0