Neste domingo, 25 de março, a Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo (SC), acolhe mais de 160 catequistas de toda a Diocese de Criciúma para participarem da primeira aula do ano da “Escola Diocesana de Catequese Caminho de Emaús”.
O projeto, que tem um período de duração de três anos, teve início em 2011, por iniciativa da atual coordenação diocesana da Pastoral Catequética com o apoio do bispo Dom Jacinto Inacio Flach, em comunhão com outras dioceses da CNBB Regional Sul 4, onde a mesma atividade acontece há mais tempo.
“O objetivo da Escola é dar espaço aos catequistas para que sejam multiplicadores do que aprenderam. Promover um aprofundamento adequado que favoreça cada participante a ajudar outros catequistas na sua formação, oferecendo conteúdos que atendam as diversas áreas de formação pessoal, bíblica, litúrgica, teológica e metodológica. Além de favorecer os momentos de celebração, partilha e trabalhos práticos”, explica a coordenadora diocesana, Terezinha Brunel.
A Escola Diocesana de Catequese ocorre de forma itinerante, percorrendo diferentes paróquias da diocese, sempre no quarto domingo de cada mês, com exceção dos meses de maio e agosto, em virtude da Romaria de Caravaggio e da Caminhada Vocacional. Inicia sempre às 8 horas, com a celebração da Santa Missa e termina com o Envio, às 17 horas.
O que traz a Escola Catequética em 2012:
Neste domingo, 25, o tema será “Psicologia das Idades: Infância e Adolescência”, assessorado pela psicóloga Luciane Zilli. Outros oito encontros são realizados ao longo do ano, com temas diferentes:
22/04 –Jacinto Machado: Metodologia a partir da Iniciação à Vida Cristã, com a coordenadora regional de Catequese, Ir. Marlene Bertoldi.
20/05 –Catedral: Como trabalhar com Catequistas, com a terapeuta Mirian Siqueira.
24/06 – Pinheirinho: Creio: Profissão de Fé, com Pe. Vitor Feller, do ITESC.
22/07 –Cocal do Sul: Sexualidade, com Pe. Ildo Ghizoni, da Diocese de Lages.
19/08 –Próspera: Bíblia – Antigo Testamento, com a biblista Silvia Tognelli, de Florianópolis.
23/09 –Caravaggio: Jesus, Centralidade da Vida, com Pe. Leomar Brustolin, de Caxias do Sul.
28/10 – Rio Maina: Bíblia – Novo Testamento, com a biblista Silvia Tognelli, de Florianópolis.
25/11 –Içara: Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma, com Pe. Antonio Júnior, da Paróquia São José.
De acordo com a coordenadora Terezinha Brunel, os catequistas estão muito entusiasmados e contentes com a escola, em vista da necessidade da formação. “Eles partilham dificuldades, conhecem a realidade de outras comarcas e criam um entrosamento. Isso ajuda muito a sentirem que a catequese não é um ato isolado, mas um trabalho que temos que fazer junto de nossos padres e com os outros catequistas. Um trabalho de mãos e pés juntos”, ressalta.
A coordenação diocesana da Pastoral Catequética é formada ainda pela vice-coordenadora, Reginalda Pereira, pela secretária, Jucélia Savi, e pelo assessor, Pe. Eloir Borges, além de outras seis coordenadoras comarcais.
Comments0