O Carmelo centra-se em Jesus Cristo. Os grandes modelos da forma de vida carmelitana são a Virgem Maria e o Profeta Elias. O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e nossa vocação.
O coração do carisma carmelita é a oração e a contemplação. A contemplação começa quando nos entregamos a Deus, qualquer que seja o modo que Ele escolha para aproximar-se de nós.
É uma atitude de abertura a Ele, cuja presença encontramos em toda parte. Assim, o objetivo da vida carmelita é a união com Deus. É uma experiência transformante, pois ao nos deixarmos preencher com o seu amor nos esvaziamos de nossos modos humanos limitados e imperfeitos de pensar, amar e agir, transformando-os em modos divinos. Dedicamo-nos diariamente à escuta orante da Palavra do Senhor.
A qualidade da nossa oração determina a qualidade da nossa vida fraterna e do nosso serviço no meio do povo de Deus.
Faz parte também deste tripé, a fraternidade. Os carmelitas procuram formar comunidades onde cada pessoa se sinta aceita e valorizada não por aquilo que possa fazer, mas simplesmente por aquilo que é.
Esse tipo de comunidade é em si mesma um testemunho de que o amor de Cristo pode quebrar as barreiras construídas pelos homens e que é possível para pessoas de diferentes culturas e nacionalidades viverem juntas, em paz e harmonia.
Os carmelitas também estão conscientes de formar uma fraternidade internacional presente em diversos países do mundo.
Os carmelitas também são chamados ao serviço. A saída do Monte Carmelo inseriu os carmelitas no meio do povo. A partir dessa nova situação passaram a servir a Igreja, povo de Deus, de acordo com a realidade. Deste modo, muitos carmelitas trabalham em paróquias, escolas, universidades, hospitais, penitenciárias e etc.
“O PRINCIPAL OBJETIVO DA ORDEM DO CARMELO É AMAR A DEUS E VIVER NA PRESENÇA DELE. A ESTE OBJETIVO CONDUZEM O SILÊNCIO, A SOLIDÃO, O RETIRO E O AFASTAMENTO DAS COISAS MUNDANAS, A ORAÇÃO CONTÍNUA E A MEDITAÇÃO DAS VERDADES ETERNAS.” (Constituições Ecarm)
Comments0