A Pastoral Universidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) promoverá na quarta-feira, dia 10, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, que acontecerá em dois momentos: às 9h, com a coordenação da mesa do professor de Ensino Religioso Paulo Agostinho Baptista, no auditório 3; às 19h, no teatro do campus Coração Eucarístico, com a presença do reitor da Universidade e bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
No dia 13 de março, o lançamento da CF 2009 ocorrerá em Contagem e contará com as presenças do secretário de Defesa Social da prefeitura municipal de Contagem, Paulo Mattos; do membro da equipe de coordenação da CF na arquidiocese de Belo Horizonte, Mário Sérgio Cabanelas e do representante da Unidade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), professor Robson dos Santos Marques.
Nos dias 24 e 25 de março, o lançamento será na unidade Barreiro e terá a participação do coordenador do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e ex-secretário adjunto de Estado de Defesa Social, professor Luís Flávio Sapori, que falará sobre a questão da Segurança Pública, tema da Campanha.
No campus Serro, diversas atividades serão realizadas, entre elas: no próximo dia 13 haverá uma gincana da Fraternidade, durante a qual os calouros serão acolhidos, de modo a favorecer o convívio com os alunos veteranos. Na ocasião, serão arrecadados donativos para os detentos da cadeia de Serro. Já no dia seguinte, acontecerá uma celebração eucarística no auditório do campus, seguida de palestra e debate sobre o tema da CF. Além disso, todas as quartas-feiras do mês de março, no intervalo das aulas, acontecerá uma reflexão sobre o tema da CF a partir do estudo do texto-base. No dia 1º de abril, ocorrerá o encerramento com a Via-Sacra da Fraternidade.