Neste dia 30 de setembro, Frei Juliano da Silva, O.Carm, concluiu o mestrado em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma. A tese apresentada e aprovada “Summa Cum Laude” (a maior das honras) teve como tema a “A missão em Santa Teresa de Lisieux: uma mensagem atual para a Igreja missionária”. A ocasião se tornou ainda mais marcante para a Província Carmelitana Fluminense e para o frade, porque a defesa aconteceu no dia em que a Igreja celebra os 125 anos da Entrada Eterna de Santa Teresinha ao céu.
Frei Juliano conta que a ideia principal da tese analisa a missão de Santa Teresinha com base em documentos da Santa Igreja e apresenta também como a Igreja falou sobre o tema missão desde Santa Teresinha até os dias atuais.
“A tese vai desenvolvendo a teologia da missão da Igreja, passando de uma missão era feita apenas por sacerdotes e frades, que eram vistas como as pessoas responsáveis por anunciar o Reino de Deus, até a missão dos dias atuais, após o Concílio Vaticano II, que compreende que a missão de anunciar é de todos os batizados, porque sabemos agora que a Igreja é essencialmente missionária. E Santa Teresa já tinha entendido isso e já falava sobre isso em seu tempo. Santa Teresa tinha uma vocação missionária e um desejo missionário muito grande. Santa Teresa tinha essa visão mais ampla sobre a missão da Igreja, mas que ainda era novidade naquela época. Por isso, Santa Teresa é proclamada padroeira das missões, não só porque intercede pelos missionários, mas porque ela mesma foi missionário. Teve uma missão e a realizou. Hoje, somos todos chamados a levar essa mensagem do Amor de Deus e revelar aos corações que ainda o desconhecem”. finaliza.
Comments0