Este ano, o Festival Social Abadá Capoeira aconteceu no Centro Educacional do Menor (CEM), em Unaí (MG), e foi voltado para as crianças que são assistida pelo projeto da Província Carmelitana Fluminense.
Esse evento tem como o objetivo realizar o batizado dos alunos que iniciar na primeira graduação e/ou troca de cordas. O Festival trouxe diversos capoeiristas de outros estados para participarem e mostrarem um pouco mais da cultura genuinamente brasileira.
O professor de capoeira do CEM, Rafael, conta que o grupo Abadá Capoeira é reconhecido pelo MEC e que a prática é muito importante para as crianças aprendem mais sobre as origens do Brasil.
“A capoeira é para todos, desde 4 anos e sem limite para de idade. A capoeira é uma arte que engloba várias artes. Visamos atender o social , cultural, educacional a psicomotricidade, lateralidade, raciocínio, reflexo, entre outros laços importantes para desenvolvimento das crianças, jovens, adolescentes e adultos”
Frei Reinaldo, O.Carm, que esteve presente no evento, partilhou que o Festival no CEM teve um importância especial para as crianças assistidas.
“O que eu mais destaco deste Festival foi a integração da família, dos parentes, dos amigos, que foram assistir as crianças nesse dia importante para elas. A alegria das crianças também foi um ponto forte, elas se sentem valorizadas vendo todo mundo ali prestigiando elas, além de estarem entre outros profissionais da Capoeira e conhecer novas pessoas”
Comments0