Julho é tradicionalmente o mês da Virgem do Carmo, celebrada no dia 16. Os frades carmelitas da Província Carmelitana Fluminense celebram, como de costume, com muito júbilo a festa de Nossa Senhora do Carmo, “Flor do Carmelo”, nas igrejas por todo o Brasil. As comemorações são antecedidas por novenas, que movimentam as comunidades paroquiais e levam a mensagem do Carmelo às famílias.
Nossa Senhora do Carmo, presenteou a Igreja com o Santo Escapulário, entregue à ordem do Carmo em 1251, a São Simão Stock. O Escapulário ganhou a devoção de santos, papas, reis, homens cultos e analfabetos, religiosos e leigos. É um sinal de devoção mariana, também trazido pela Mãe de Deus em suas mãos em sua última aparição de Lourdes e de Fátima. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
Ao entregar o Escapulário ao santo, Nossa Senhora fez uma promessa aos carmelitas: “Receba, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Além de prometer especial assistência aos que trouxessem o seu escapulário, a Virgem Maria prometeu que livraria do purgatório no primeiro sábado após sua morte todos os que tivessem recebido a imposição do Escapulário e vivessem piedosamente esta devoção até o dia da sua morte. Essa promessa é conhecida como privilégio sabatino.
“Vivemos em um mundo marcado profundamente pelo individualismo, a nossa espiritualidade nos convida a vivermos a dimensão da fraternidade. Sendo verdadeiros testemunhos e testemunhas do Reino de Deus no seguimento a nosso Senhor Jesus Cristo. Eu, todos nós, somos chamados a viver e abraçar a radicalidade do evangelho. Que este tempo seja de graça, um tempo profundo de reflexão e ao mesmo tempo de vivência, prática da nossa espiritualidade”, motivou Frei Adailson dos Santos, O.Carm, Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense.
Em todas as comunidades, acontecerá o novenário de 7 a 15 de julho, e no dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas em diversos horários. A programação completa de cada paróquia pode ser encontrada abaixo.
Basílica Nossa Senhora do Carmo – Bela Vista (São Paulo)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes (São Paulo)
Igreja Nossa Senhora do Carmo – Itu (São Paulo)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Vila Kosmos (Rio de Janeiro)
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Lapa (Rio de Janeiro)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Angra dos Reis (Rio de Janeiro)
Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Asa Sul (Brasília)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo Sion (Belo Horizonte)
Convento do Carmo – Unaí (Belo Horizonte)
Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo – Tocantins (Palmas)
Paróquia Nossa Senhora Medianeira – Eldorado do Sul (Rio Grande do Sul)
Igreja Nossa Senhora do Carmo (Salvador)
Comments0