A Província Carmelitana Fluminense realiza seu retiro anual de 24 de julho a 28 de julho, no Centro de Espiritualidade Mary Ward, em Itapecerica da Serra (SP). O pregador deste ano é Dom Pedro Guimarães Brito, Arcebispo de Palmas (TO).
Na missa de abertura, que aconteceu ontem, Dom Pedro Guimarães iniciou o retiro com duas perguntas. As mesmas devem ser como um instrumento que ajudará na meditação esses dias.
A primeira foi a respeito da Oração como uma resposta de Deus as suas aspirações. E a pergunta é: Se Deus atender esse pedido de oração, o que será de mim? Como irei responder a este pedido? Nos leva a refletir sobre o que pedimos a Deus e as consequências deste pedido.
A segunda, foi a respeito da missão. A oração nos leva a agir. A ser discípulo do Senhor. E a pergunta foi: a mística do Carmelo acendeu em nós esse desejo de caminhar com o Senhor e ser fiel a este chamado?
São perguntas que através da meditação orante da Palavra de Deus os ajudará neste caminho de intimidade interior, porque somos convidados a olhar para a nossa realidade. E a partir disso, ajustar o que precisa ser melhorado para servir a Deus como bem diz o nosso Carisma: de coração puro e reta consciência.
Esse momento é tempo de graça. Tempo de descanso, de oração, de voltar às origens do chamado vocacional para melhor servir a Igreja a partir da espiritualidade Carmelitana.
O retiro oferece aos frades a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relativos à espiritualidade carmelitana e à vida religiosa, como a misericórdia, a Virgem Maria, a fraternidade dentro da Ordem do Carmo e a dimensão do carmelita como um homem de profunda oração.
Comments0