De 10 de agosto de 2019 a 15 de fevereiro de 2020, o projeto “Catadores de recicláveis: inclusão social e políticas públicas” desenvolveu uma série de ações de capacitação e compras de insumos para fortalecer o trabalho da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Araçuaí (MG). O projeto desenvolvido no bairro Nova Esperança atingiu 35 catadores sendo 12 homens, 18 mulheres e 5 jovens.
Segundo a Laudilene Barbosa Costa, responsável pelo projeto, a ação teve como objetivo fortalecer a rede de catadores e catadoras de material reciclável, retirando-os da invisibilidade, por meio da promoção da sua cidadania, inclusão nas políticas públicas e geração de renda.
A capacitação, em etapas, oferecida aos catadores aprofundou temas como a política nacional de resíduos sólidos, meio ambiente e sustentabilidade e o uso correto de equipamentos de prevenção a doenças.
Também foram realizadas rodas de conversa sobre auto-gestão e organização do empreendimento e políticas públicas de inclusão produtiva dos catadores. Parte do recurso foi investido na compra de equipamentos, como carrinhos e enfardadeira (prensa de reciclagem), tendo em vista melhor o desempenho do trabalho.
Como resultados do projeto, a coordenadora da ação relata que aumentou a consciência dos catadores sobre aspectos do seu trabalho, como a questão da sustentabilidade e o meio ambiente. Outro aspecto desenvolvido foi a gestão integrada e a inclusão dos catadores. O projeto também permite gerar renda para este grupo de pessoas que vive em condições e vulnerabilidade.
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
Fonte: CNBB
Comments0