A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da cidade de Angra dos Reis, se encerrou neste final de semana, é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, que incentiva a cultura e busca manter as raízes e tradições culturais do município.
Este ano, a festa está sendo realizada do dia 10 de maio até 20 de maio (Dia de Pentecostes) com uma extensa programação religiosa e cultural nas igrejas do Centro e no Cais de Santa Luzia, onde foi montado o Império e o palco para as atrações culturais
A festa celebra Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias após a Páscoa.
Neste ano, o Menino Imperador foi Pedro Henrique Reis do Nascimento, morador do Morro da Fortaleza, que faz parte da catequese na Igreja Matriz. As festeiras foram Neusa da Conceição Fonseca e Fátima da Conceição Fonseca.
Ainda na sexta-feira, após outros compromissos do Menino Imperador, o dia se encerra na Igreja com a Santa Missa, que foi celebrada pelo pároco Frei João Paulo e há ainda a coroação do Menino.
No sábado, dia 27, aconteceu o últmo dia da novena que teve como tema “Espírito Santo de Deus, envia- me para anunciar as Vossas maravilhas” conduzida por Frei Jefferson, O.Carm. Estavam também presentes, os freis Adailson Quintino, Prior Provincial. Frei Janicio, Frei João, além do nosso pároco Frei João Paulo e os diáconos, Nei e José Evilasio. A Igreja estava repleta e o povo de Deus unido num só coro, que cantou e rezou clamando o Espírito Santo. Ao final da Celebração Eucarística, Frei João Paulo, lembrou que esses 9 dias de novena foi um verdadeiro retiro espiritual.
O grande dia de Pentecostes começou cedo. Com a Santa Missa, às 7h, celebrada por Frei Jefferson, seguido de um café festivo na Praça da Matriz. A missa das 10h foi celebrada pelo Prior Provincial, Frei Adailson, e em seguida o Menino Imperador e seu Séquito visitaram o Asilo São Vicente de Paula. Os idosos receberam fraldas geriátricas que foram doadas pelo fiéis durante a novena como gesto concreto de solidariedade.
A última missa do dia aconteceu às 16h e foi celebrada pelo bispo Dom José Ubiratan. Logo após, houve a Procissão do Divino Espírito Santo.
Comments0