O Setor Educação da Comissão Episcopal Para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar entre março e junho, nas cinco regiões do Brasil, a “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”, inspiradas na Campanha da Fraternidade 2022, que teve como temática a educação. O intuito desse projeto é oferecer aos educadores e agentes de pastoral da Educação e Universitária um itinerário formativo, reunindo os elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário.
A Jornada de Formação de Educadores se apresenta como um instrumento colaborativo na formação continuada dos docentes, assim como na capacitação dos educadores, a fim de afirmarem sua identidade e sua missão educativa à luz do Pacto Educativo Global. As jornadas desejam formar multiplicadores para que organizem experiências formativas em suas realidades locais.
De acordo com o assessor do Setor Educação da Comissão, padre Júlio César Evangelista Resende, o Papa Francisco apresenta a imagem da “aldeia educativa” dentro da proposta do Pacto Educativo, esta aldeia precisa ser fortalecida, por isso o convite para reanimar os educadores, os pensadores e toda a sociedade na nobre e desafiante missão educativa.
“As Jornadas de Formação de Educadores se somam a tantos outros esforços empreendidos que buscam colocar no centro o ser humano, investindo as melhores energias e formando pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da grande comunidade humana”, destaca o padre.
A Jornada Formativa vai ocorrer nas cinco regiões do Brasil. Na região Norte, a formação será nos dias 04 e 05 de março, em Marabá (PA); no Sul será nos dias 11 e 12 de março, em Florianópolis (SC). O Sudeste vai receber a formação em abril, nos dias 28 e 29, em Taboão da Serra (SP). Já na região Centro-Oeste, a formação será nos dias 19 e 20 de maio, em Campo Grande (MS). Encerrando o ciclo formativo, o Nordeste. A formação será em em Natal (RN), nos dias 10 e 11 de junho.
Para a coordenadora da Pastoral da Educação no Regional Nordeste 5 da CNBB, a professora Ana Célia Damasceno, a Jornada Formativa é de grande relevância nesse momento de início de ano letivo.
“A participação do Regional NE 5 é sempre muito efetiva nesses encontros, pois boas práticas são fortalecidas, novas experiências são firmadas e trazemos para nosso Maranhão e para nossos educadores cristãos novas ideias e ações que motivem a transformação de nossa ação no chão da sala de aula: local sagrado de ensino e aprendizagem. Parabenizamos todos os envolvidos, nessa grande construção e missão educativa de Pastoral em nossas Escolas”, ressalta.
As jornadas receberam recursos do Fundo nacional de Solidariedade (FNS), oriundos da Campanha da Fraternidade de 2022. São parceiros nacionais do projeto o Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, A PUC Minas, as editoras FTD e SM.
Objetivo: Oferecer aos regionais, dioceses e outros parceiros programas formativos que reúnam os elementos constitutivos na formação do educador a partir do Pacto Educativo Global e do humanismo solidário como instrumento de uma formação sólida dos agentes multiplicadores dessa abordagem educativa.
Objetivos específicos:
O Público-alvo são professores, gestores, pessoas envolvidas na educação, agentes da Pastoral da Educação e Universitária.
Sábado
8h – Credenciamento/ Abertura
9h-10h30 – Módulo 1– Tema: A pessoa do educador: missão e vocação
11- 12h – Trabalho em Grupo
14 -16h – Módulo 2 – Tema: A Educação na perspectiva Eclesial
16h30: Trabalho em Grupo
Domingo
8h- Missa
9 -11h30: Módulo 3 – Oficina a Ação pastoral na educação básica e superior
12h encerramento
Palestra Módulo 1: A pessoa do educador: missão e vocação
Refletir junto aos agentes de pastoral e educadores a “vocação do educador” como chamado a ser presença inspiradora e transformadora juntos aos estudantes e comunidade escolar. Realçar aspetos do equilíbrio entre o humanismo, sensibilidade e competência acadêmica assim como os desafios da escola/universidade na sociedade contemporânea e a missão do professor, de base cristã, neste complexo contexto. Indicar a espiritualidade e o autocuidado como importantes atitudes para os educadores em vista de seu bem-estar e perseverança na missão educativa. Duração de 1h30.
Palestra Módulo 2: A Educação na perspectiva da Igreja
Refletir junto aos agentes de pastoral e educadores a “Educação na perspectiva da Igreja”. A missão educativa na história do Cristianismo: de Jesus Mestres ao Pacto Educativo Global. Elementos e fundamentos da educação na perspectiva católica: corresponsabilidade família/Igreja/sociedade; educação integral a pessoa em todas as suas dimensões; Gravissimus Educationes; textos da Congregação para Educação Católica (João Paulo II e Bento XVI); Educar ao humanismo solidário; Pacto Educativo Global e o pontificado de Francisco. Duração de 1h30.
Oficina Módulo 3: Oficina a Ação pastoral na educação básica e superior.
Com o objetivo de possibilitar aos educadores o aprofundamento sobre os objetivos da Pastoral da Educação assim como os Horizontes da ação pastoral nos ambientes educativos e eclesiais.
Comments0