A Assessoria de Comunicação e o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encerraram, nesta quinta-feira, 16 de novembro, com uma reunião da qual participaram 18 pessoas (jornalistas e secretários executivo dos regionais) o ciclo de mobilizações e preparação em vista da promoção, no período do Advento, da Campanha para a Evangelização 2023.
A Campanha tem como tema, este ano, “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Umas das ações da Campanha, é celebrar os 800 da criação do presépio por São Francisco. A campanha vai estimular as famílias, usando a hashtag: #presepioemcasa, a montarem e a compartilharem a montagem do presépio em suas casas.
A mobilização da campanha tem início no próximo dia 26 novembro, Festa de Cristo Rei, e se estende até o terceiro domingo do Advento deste ano. A Coleta para a Evangelização acontece nas celebrações de todas as comunidades católicas do Brasil dias 16 e 17 de dezembro.
Ao todo foram realizadas três reuniões, entre os dias 14 e 16 de novembro, envolvendo jornalistas que atuam na comunicação e os secretários-executivos dos 19 regionais da CNBB e representantes de canais de tv e rádios de inspiração católicas articulados pela Signis Brasil. O objetivo dos encontros foi “apresentar e contextualizar os agentes mobilizadores sobre o sentido e os materiais de comunicação da Campanha para a Evangelização 2023”.
No primeiro momento, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, o padre Jean Poul, fez uma apresentação sobre as Campanhas realizadas pela CNBB. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade (CF) tem um caráter mais “ad extra” e busca apoiar iniciativas caritativas da Igreja no Brasil por meio da Coleta Nacional da Solidariedade. Já a Campanha para a Evangelização, de acordo com o padre Jean, tem um caráter mais “ad intra” no sentido de apoiar as iniciativas de evangelização das dioceses, regionais e da própria CNBB.
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou a importância de os agentes mobilizadores da Campanha, incluindo os jornalistas que são responsáveis pela Comunicação nos regionais, traduzirem os conteúdos também localmente. “A missão dos mobilizadores da Campanha é buscar fazer um ‘bê-á-bá’ para que todos compreendam as campanhas desenvolvidas pela CNBB. Aos representantes dos regionais cabe também identificar e dar publicidade às ações apoiadas com recursos da Campanha “, ressaltou.
Durante as reuniões, a Assessoria de Comunicação da CNBB apresentou todos os produtos e conteúdos desenvolvidos para dinamizar a Campanha para a Evangelização 2023 nas redes sociais, rádios e televisões de inspiração católica, materiais didáticos e devocionais. Todos os materiais também já estão disponibilizados no no site de campanhas.cnbb.org.br.
Para assegurar um alinhamento de publicações sobre a Campanha para Evangelização no Brasil, também foi apresentado o cronograma de comunicação e mobilização que indica o foco e que materiais serão durante cada semana do período do Advento.
Comments0